
Defesa Civil alerta para ventos fortes e risco de incêndios na Região Metropolitana de Campinas (RMC)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para rajadas de vento fortes a muito fortes entre terça-feira (19) e quarta-feira (20) em todo o estado, incluindo as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O fenômeno será causado por um ciclone extratropical no Sul do país e pode provocar queda de árvores, destelhamento de imóveis, danos na rede elétrica e aumento no risco de incêndios devido ao tempo seco.
As recomendações à população incluem evitar abrigo embaixo de árvores, manter distância de fios elétricos rompidos e redobrar a atenção em áreas abertas e rodovias.
Além dos ventos, a baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas agravam o risco de queimadas. Segundo a Defesa Civil, a RMC permanece em mapa de risco para incêndios: em nível de alerta até 21 de agosto e em nível máximo de emergência nos dias 22 e 23.
O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp prevê uma semana de tempo quente e seco, com temperaturas acima de 30°C a partir de quarta-feira e sem previsão de chuvas até o fim da semana.
Prevenção
A Operação Estiagem continua em andamento com ações de monitoramento e orientação. A Defesa Civil reforça que a colaboração da população é fundamental. Ao avistar incêndios, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193. Casos de soltura de balões devem ser denunciados à Polícia Militar pelo 190 ou à Guarda Municipal pelo 153 ou (19) 3874-3646.
Ocorrências relacionadas a ventos fortes e outras situações de risco podem ser registradas diretamente na Defesa Civil pelo telefone 199 ou (19) 3874-1516.