
Temperaturas de até 34°C e baixa umidade do ar elevam o perigo; equipes intensificam vistorias e monitoramento
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) entra em estado de atenção máxima contra incêndios nos próximos dias. A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que o Mapa de Risco de Incêndios aponta nível “alerta” para esta quinta-feira (18), passando para “emergência” (o mais grave) nesta sexta-feira (19), em razão da combinação de baixa umidade do ar e altas temperaturas, que podem chegar a 34°C.
Diante desse cenário, as equipes da Defesa Civil estão reforçando vistorias em áreas críticas, especialmente aquelas com histórico de queimadas, além de intensificar a articulação com o Corpo de Bombeiros e secretarias municipais.
A população é orientada a colaborar, avisando imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 em caso de avistar fumaça ou focos de incêndio. É importante lembrar que provocar queimadas é crime ambiental, sujeito a multa e até prisão.
Além do risco de propagação do fogo, os incêndios comprometem a qualidade do ar, prejudicam a saúde — especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias — e causam sérios danos à fauna e à flora.
A Defesa Civil também recomenda cuidados preventivos, como:
-
Evitar jogar bitucas de cigarro em áreas verdes ou às margens de rodovias;
-
Não soltar balões;
-
Evitar queimadas para limpeza de terrenos ou restos de poda;
-
Hidratar-se com frequência e manter ambientes arejados, devido à baixa umidade.
“Estamos em um período crítico e a colaboração da população é fundamental para prevenir ocorrências graves”, reforça a Defesa Civil.

