Início Notícias Ambiente Defesa Civil de Paulínia inicia a Operação Estiagem 2022

Defesa Civil de Paulínia inicia a Operação Estiagem 2022

A Defesa Civil de Paulínia realizará no período entre 28 de maio a 30 de setembro, a Operação Estiagem 2022. A Operação acontece anualmente e foca no reforço das orientações para combate a incêndios florestais que costuma ser mais comum e recorrente durante os meses sem chuvas.

No período de estiagem são consideradas de risco as áreas verdes do município e terrenos urbanos com vegetação, que tem prioridade de observação, monitoramento e enfrentamento de eventuais adversidades. As rondas são intensificadas durante este período, visando o impedimento das queimadas.

Além do incômodo gerado pelo tempo seco, agrava os problemas de saúde como rinite, asma e bronquite, além de outros mais sérios como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O perigo aumenta com a baixa umidade do ar e altas temperaturas. O acúmulo de poluentes é outra consequência ruim da temperatura seca.

As medidas de Umidade Relativa do Ar (URA), de Índice de Raios Ultravioletas (IRV) e de Índice de Precipitação Pluviométrica (IPP), são observadas todos os dias no período de estiagem. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade relativa do ar entre 12% e 20% representam uma situação de “alerta” para o ar seco. Abaixo de 12% entramos numa situação de “emergência”.

UMIDADE RELATIVA DO AR – URA
Estado de Atenção URA entre 10 e 30%;

Estado de Alerta URA entre 12 e 20%;
Estado de Emergência URA abaixo 12%.

Confira algumas recomendações da Defesa Civil:

  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h;
  • Se mantenha sempre bem hidratado e redobre a atenção com crianças e idosos para que estejam sempre bem hidratados também;
  • Umidifique bem os ambientes utilizando um umidificador portátil ou com toalhas molhadas e bacia com água;
  • Lave as mãos com frequência e evite colocar na boca ou nariz e;
  • Mantenha a casa limpa e evite o uso de vassouras que só deslocam o pó.