Em decorrência da aproximação da estiagem, período marcado pela falta de chuvas e baixa umidade relativa do ar, que contribuem para o aumento de focos de incêndios, a Defesa Civil de Paulínia iniciou neste mês, a Operação Estiagem 2023.
Além da DC, o Corpo de Bombeiros, O PAM (Plano de Auxílio Mútuo) e a Mata Santa Genebra, integram a Operação, além de outras secretarias municipais.
Além de 24h de prontidão para agir, os agentes da Defesa Civil também irão atuar com medidas educativas e preventivas, visitando indústrias e áreas rurais da cidade.
A Operação está prevista para terminar em setembro, porém, caso haja necessidade poderá ter sua duração estendida.
No dia 23, será realizado um simulado no Parque Brasil. O exercício terá como objetivo aprimorar as ações de combate ao fogo e socorro à vida.
Atualmente, os incêndios florestais são considerados uma das maiores ameaças à biodiversidade e conservação ambiental, causando a morte de animais silvestres, prejudicando a vegetação, aumentando a poluição do ar, diminuindo a fertilidade do solo, além de apresentarem risco de acidentes de queimaduras com vítimas e afetarem a saúde da população. Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais é decorrente de ação antrópica – causados pelo homem, de maneira acidental ou intencional –, entre eles, além das queimadas para fins agrícolas, queima de lixo, fogueiras e balões.
Fique alerta:
• As queimadas emitem gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares;
• Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo, optando sempre pelo descarte no lugar indicado;
• Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias;
• A soltura de balões, além de ser crime, pode provocar acidentes aéreos e incêndios.