quinta-feira, outubro 9, 2025
InícioSem categoriaDefesa Civil de Paulínia intensifica combate a queimadas durante período de estiagem

Defesa Civil de Paulínia intensifica combate a queimadas durante período de estiagem

Campanha de conscientização alerta para riscos à saúde, ao meio ambiente e
reforça canais de denúncia contra queimadas irregulares

Com a chegada do período de estiagem, entre os meses de julho e setembro, a Defesa Civil de Paulínia tem atuado diariamente no combate a queimadas que, muitas vezes, começam como simples roçadas e se transformam em incêndios de grandes proporções. O tempo seco, aliado ao uso indevido do fogo para limpeza de terrenos, aumenta o risco de acidentes ambientais e agravos à saúde pública.

Para conscientizar a população, a Prefeitura de Paulínia lançou há dois meses uma campanha educativa, alertando sobre a gravidade das queimadas tanto em áreas urbanas quanto na zona rural. Além da incineração de restos de vegetação, há registros de descarte e queima irregular de colchões, sofás e outros móveis em terrenos baldios.

Segundo a Defesa Civil, o material proveniente da roçada não precisa ser queimado, pois pode ser reaproveitado no próprio solo, atuando como cobertura vegetal. A prática irregular, além de criminosa, provoca prejuízos ambientais, como a destruição de áreas de preservação permanente, e representa um grave risco à saúde da população, especialmente idosos e crianças, devido à inalação da fumaça tóxica.

Não queime lixo, mato ou entulho! A fumaça pode causar acidentes de trânsito ao reduzir a visibilidade nas vias, além de agravar problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. A simples ação de atear fogo pode resultar em grandes prejuízos e consequências legais.

A Prefeitura reforça o pedido de colaboração da comunidade: evite qualquer uso de fogo para limpeza ou descarte de materiais durante o período de seca. O combate às queimadas é uma responsabilidade coletiva.

📞 Canais para denúncia:

  • Guarda Municipal: 153 (24 horas)

  • Defesa Civil: 199 ou (19) 3874-1516 (24 horas)

  • Emergências: Corpo de Bombeiros – 193 (atendimento 24 horas)