Início Notícias Cultura Desidratação no carnaval: calor e álcool em excesso afetam o organismo

Desidratação no carnaval: calor e álcool em excesso afetam o organismo

Sintomas como dor de cabeça, enjoo e sensação de boca seca indicam que houve um desequilíbrio no organismo pelo consumo de bebidas alcoólicas

A desidratação é muito comum na época do carnaval. Pode ser causada pelo calor excessivo aliado ao consumo de bebidas alcoólicas e energéticos, geralmente ricos em açúcar, que agravam os problemas de saúde, potencializando efeitos diretos no organismo. Para evitar complicações e aproveitar a folia sem imprevistos, professoras especialistas do Centro Paula Souza dão dicas para cuidar da saúde nesse período.

Entre os sintomas mais comuns da desidratação estão: cansaço, fraqueza e pressão baixa. Quando provocados pelo excesso de álcool podem causar desconforto momentâneo, mas também no dia seguinte, com a popular ressaca, conhecida cientificamente como viesalgia.

Os sintomas de coma alcoólico, normalmente, surgem quando existem mais que 3 gramas de álcool por litro de sangue. Entretanto, a metabolização do álcool varia de acordo com o organismo de cada pessoa e depende da quantidade de álcool que a pessoa ingere, fatores genéticos, gênero, massa corporal e estado geral de saúde.

Evite a desidratação com atitudes simples

Tonturas e dores de cabeça são os sintomas mais comuns em casos de desidratação. Para evitá-los, consumir água, água de coco e suco são boas táticas. “Uma dica prática é sempre levar uma garrafinha de água, para intercalar o consumo com a cerveja. Por exemplo: a cada três latinhas de cerveja consumidas, ingerir 500 ml de água”, indica Clara K. Freiberg, professora de Nutrição da Escola Técnica Estadual (Etec) Carlos de Campos.

A água de coco também pode ser consumida para combater a desidratação, já que tem diversos minerais essenciais que podem repor parte do que é perdido no suor. Além da alimentação e ingestão de bebidas, outro foco de atenção precisa ser as roupas. Sempre escolha roupas leves. As de tecido de algodão são as melhores.

Cuidado com o gelo que você coloca na sua bebida!

A água é um veículo comum para várias doenças e, por esse motivo, sempre é indicado fazer gelo com água filtrada. O hábito de jogar o pacote de gelo no chão para quebrá-lo em pequenos pedaços pode ser perigoso. É importante jamais deixar o gelo entrar em contato com o chão e nunca tocá-lo com as mãos sujas.

Já Laismayra da Silva Costa, coordenadora do curso de Enfermagem no Centro Paula Souza e professora de Ensino Médio e Técnico ETEC Parque da Juventude, orienta ainda que, ao consumir bebidas em lata, seja feita a higienização para evitar a contaminação. “É importante lavar bem as latinhas, se possível ou utilizar guardanapos de papel para higienizar o local onde colocamos a boca”.

Recuperação pós-carnaval

Voltar à rotina depois de quatro dias seguidos de festa pode não ser fácil. Alguns rituais ajudam nesse processo de recuperação:

  • Ter noites reparadoras de sono;
    • Beber muita água;
    • Se alimentar adequadamente, fazendo refeições leves e consumir frutas. Isso é importante para otimizar o processamento do álcool no organismo.