quarta-feira, dezembro 4, 2024
InícioDestaquesDia Mundial de Combate à Aids: “Campanha Dezembro Vermelho” mobiliza Paulínia contra...

Dia Mundial de Combate à Aids: “Campanha Dezembro Vermelho” mobiliza Paulínia contra HIV e sífilis

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde, através da Coordenação Municipal DST/Aids, promoverá a “Campanha Dezembro Vermelho”, com foco na conscientização e prevenção da infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês).

Durante a campanha, serão realizados testes de HIV e sífilis, reforçando o compromisso com a saúde pública e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além da distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção e cuidados.

A programação desta semana inclui importantes atividades de saúde pública. Na segunda-feira, (2.dez.2024), das 8h às 15h, na Praça São Bento, localizada na Avenida José Paulino (em frente à Igreja São Bento), serão realizados testes de sífilis e HIV.

Na sexta-feira, (6.dez.2024), das 8h às 12h, no Terminal Rodoviário Municipal do Paulínia Winner Mall Shopping, localizado no Bairro Nossa Senhora Aparecida, haverá a distribuição de preservativos masculinos e femininos, lubrificantes e autotestes.

Caso algum munícipe receba o diagnóstico positivo, ele será encaminhado para tratamento gratuito, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A ação visa aumentar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de garantir o acesso ao tratamento para quem for diagnosticado com o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A Campanha é realizada pelo Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) do Serviço de Atenção Especializada, em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro e Morumbi.

O principal objetivo do Dia Mundial de Luta Contra a Aids – 1º de dezembro, é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e mobilizar as comunidades para as ações de combate à infecção pelo HIV (vírus da aids), além de trabalhar na redução do preconceito e incentivar a testagem. A testagem é totalmente segura e anônima, e está disponível em toda a rede pública.