sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioAmbienteDia Mundial do Meio Ambiente: confira 5 iniciativas de conservação ambiental em...

Dia Mundial do Meio Ambiente: confira 5 iniciativas de conservação ambiental em Paulínia

Crédito | Foto Montagem: Do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público do Estado de São Paulo

Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente completa 50 anos em 2023. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. O Dia é um convite à reflexão sobre como tornar o planeta um lugar mais saudável, recuperado e preservado.

Jardim Botânico Municipal Adelmo Piva Júnior
O Jardim Botânico Municipal Adelmo Piva Júnior é um jardim botânico localizado na cidade de Paulínia, no estado de São Paulo, Brasil. Ele tem uma área 86 mil metros de de preservação ambiental e possui uma extensa variedade de espécies vegetais, incluindo árvores nativas, plantas ornamentais, arbustos e flores.

É um local ideal para contemplação da natureza, estudos botânicos e atividades educativas. Também é um centro de educação ambiental para crianças, jovens e adultos. Além das áreas de vegetação, onde os visitantes podem caminhar e apreciar a biodiversidade local.

O Jardim Botânico Municipal é um importante espaço para educação ambiental e pesquisa científica. Frequentemente, são realizadas atividades educativas, como palestras, oficinas e exposições, com o objetivo de promover a conscientização sobre a preservação da natureza.

Parque Ecológico “Armando Müller”
A revitalização do Parque Ecológico “Armando Müller” visa requalificar o espaço com base no conceito de Parque Natural, de modo a: assegurar o bem-estar animal como premissa principal; desconstruir os limites físicos entre humanos e animais; romper com a percepção de animal isolado, mostrar a interação interespecífica e como os humanos participam deste processo; obter a máxima integração possível, resguardando a segurança de ambas as partes (humanos e animais) e as questões técnicas; integrar as políticas públicas nas áreas de conservação e educação ambiental, infraestrutura urbana e saúde; focar na diversidade biológica com atrativos regionais; e surpreender e encantar os visitantes com as estruturas físicas.

O Parque Ecológico “Armando Müller” encontra-se fechado ao público desde maio/2014, entre outros motivos, pelo estado de conservação e pela necessidade de adequação dos recintos e instalações administrativas/operacionais, a fim de atender aos requisitos técnicos/legais vigentes.

Mini pantanal
A formação do mini pantanal se deu com a construção da Usina Salto Grande, que possui uma área de 32 quilômetros, sendo que 18 quilômetros estão em Paulínia. É um dos ecossistemas mais completos da nossa região, podendo-se observar grande variedade de fauna e flora.

Por ser uma área de transição da Mata Atlântica para o cerrado, possui banco de plantas medicinais e constitui-se no principal local de pernoite e procriação das garças e biguás. Verdadeiro santuário ecológico que permite ao visitante sua apreciação por barco ou a pé pelas margens do Rio Atibaia

Parque Natural Municipal do Cerrado
Localizado na região Noroeste de Paulínia, no bairro Cascata, o Parque Natural Municipal do Cerrado, criado por meio da Lei nº 2.815, de 4 de julho de 2006, possui uma área com 100 mil hectares é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais.

Os usos e atividades permitidas na área do Parque são: estudos científicos, mantendo-se intactos todos os elementos naturais; atividades de lazer e recreação; e atividades destinadas à educação ambiental.

Nele é proibido introduzir animais domésticos na área do Parque. É terminantemente proibido o corte e abate de árvores, bem como a coleta de exemplares da flora do Parque, salvo para fins educacionais e/ou científicos. É expressamente proibida a prática de qualquer ato de caça, perseguição, apanha, coleta, aprisionamento e abate de exemplares da fauna do Parque.

Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) sobre o rio Atibaia, em Paulínia

Rio Atibaia
O Rio Atibaia é um importante rio localizado no estado de São Paulo, Brasil. Ele nasce na cidade de Bom Jesus dos Perdões, no estado de Minas Gerais (MG), e percorre aproximadamente 165 quilômetros até desaguar no Rio Jaguari, formando o Rio Piracicaba.

O Rio Atibaia é conhecido por sua beleza cênica e também desempenha um papel fundamental na região, sendo utilizado para abastecimento de água, geração de energia elétrica e atividades de lazer. Ao longo de seu curso, o rio atravessa diversas cidades, como Paulínia, Campinas, Atibaia, Valinhos, Vinhedo e Americana.

Devido à sua importância ambiental, o Rio Atibaia é protegido por legislação ambiental e existem esforços para preservar sua qualidade e ecossistema. A região ao redor do rio é propícia para atividades recreativas, como pesca esportiva, passeios de barco, caminhadas e banhos em suas águas.

Além disso, há diversos pontos turísticos e áreas de lazer situados às margens do Rio Atibaia, como parques, restaurantes e pousadas. Esses locais oferecem aos visitantes a oportunidade de desfrutar da natureza e das belezas naturais do rio.