Início Destaques Em ação preventiva contra dengue, Vigilância fará nebulização em 11 bairros de Paulínia

Em ação preventiva contra dengue, Vigilância fará nebulização em 11 bairros de Paulínia

A Vigilância Sanitária de Paulínia fará de 20 a 24/03, uma ação orientação em 11 bairros do município, em ação preventiva contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ações visam, principalmente, conscientizar a população sobre a limpeza correta dos imóveis para evitar a proliferação do aedes aegypt.

A nebulização consiste na aplicação de um produto que inibe a ação do mosquito adulto, fazendo com que ele não pique as pessoas. Nas visitas, os Agentes de Combate a Endemias orientam sobre o descarte correto de materiais e outros cuidados para evitar o acúmulo de água parada e possíveis focos do mosquito da dengue nos quintais. 

Além disso, as equipes da Vigilância Sanitária farão nebulização, bloqueio e vistoria em imóveis especiais e em pontos estratégicos nos bairros Betel, Morro Alto, Bom Retiro, Santa Cecília, Belvedere do Lago, Serra Azul, Betel, Vida Nova, Vila Nunes, João Aranha, São José e Cooperlotes.

Devido ao grande volume de chuvas das últimas semanas, a gestão municipal reforça as ações de combate à dengue. A melhor forma de prevenção à doença é evitar o acúmulo de água parada, onde o transmissor da doença se prolifera.

Dengue – Entre as medidas que devem ser adotadas estão: fazer a limpeza do quintal e o descarte correto de materiais; fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada; lavar a vasilha de água de animais domésticos; retirar a água acumulada de plantas; tratar a água de piscinas com cloro, entre outras.

Sazonalidade – dengue é uma doença sazonal e sua alta taxa de transmissão ocorre entre os meses de março e maio. Podem ocorrer ciclos epidêmicos e  interepidêmicos  de um ano para outro. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Sintomas – Febre alta, acima de 38,5 graus, dores musculares intensas e ao movimentar os olhos, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são os principais sintomas da dengue. Em casos graves, ocorre hemorragia e até mesmo choque hemorrágico (quando o paciente perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal).

Para receber tratamento, basta procurar uma das 10 UBSs do município. Para saber qual a unidade mais próxima da residência, o munícipe pode fazer a consulta por meio deste link.