Início Destaques Em estudo, Paulínia se destaca como a cidade mais desenvolvida da região,...

Em estudo, Paulínia se destaca como a cidade mais desenvolvida da região, com destaque em Saúde, Educação e Economia

Paulínia garante 4 lugar em saúde, economia e educação; a pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Estudos das Cidades, constituído por professores da USP, UFSCar e Fatec

Paulínia, a 119 quilômetros de São Paulo, é destaque no ranking do NEC (Núcleo de Estudos das Cidades). Entre os municípios do Estado de São Paulo, a cidade ficou com a quarto colocação geral na Classificação Global IDH Tradicional, sendo referência em Saúde, Educação e Economia. A cidade obteve a nota 8,93 de um total de 10. A pesquisa foi feita com 81 municípios, com mais de 100 mil habitantes.

A apresentação do estudo foi feita quarta-feira, 26/04, em São Carlos, cidade do interior de São Paulo. O evento contou com a participação de vários municípios do Estado. Paulínia foi representada pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, Danilo Barros.

“Ver Paulínia entre as 10 melhores cidades desenvolvidas do Estado, principalmente, com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes nos últimos anos, mostra que as políticas públicas implementadas pelo governo estão sendo eficazes e atendendo o propósito. Paulínia é uma cidade promissora e com grandes oportunidades para se desenvolver cada vez mais”, comentou o prefeito Du Cazellato (PL).

O NEC é composto por professores da USP (Universidade de São Paulo), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Jaú e apresenta dados comparativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios paulistas, considerando Economia, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Segurança, Mobilidade e Finanças Públicas.

Entre os setores melhores avaliados de Paulínia estão: Saúde, expectativa de vida, tarifa do Transporte coletivo, Mobilidade, Taxa de população empregada, Segurança, Economia e Finanças Públicas.