Os conhecimentos que a Educação Ambiental proporciona vem sendo amplamente compartilhados no município de Paulínia, principalmente para as futuras gerações. No dia 2/4, trabalhando em conjunto com o Projeto Paulínia Educação & Cidadania, a equipe do Projeto de Olho nos Rios realizou a oficina de ‘Proteção e Preservação da Fauna Silvestre Regional’, sendo o quarto encontro com os jovens da Conexão “De Olho no Córrego São Domingos”, em outra incrível oportunidade de debater sobre a presença e a importância dos animais de nossa região.
“Em um primeiro momento, fizemos uma roda de conversa sobre as espécies que ocorrem no Brasil e em Paulínia, principalmente no Parque da Amizade. Na parte prática, realizamos uma atividade para montar pegadas em moldes de gesso, e foi muito proveitoso, pois eles acabam conhecendo diferentes tipos de pegadas e isso os sensibiliza ainda mais, mudando seus olhares para quando estivem em áreas de mata, se mantendo atentos a detalhes que demonstram a presença da fauna silvestre”, conta Aline Guerrera, bióloga e educadora ambiental do Projeto.
DE OLHO NOS RIOS – O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.
O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.