Início Notícias Ambiente Jovens de Paulínia recebem no Parque da Amizade oficina do Projeto de...

Jovens de Paulínia recebem no Parque da Amizade oficina do Projeto de Olho nos Rios sobre animais silvestres

Os conhecimentos que a Educação Ambiental proporciona vem sendo amplamente compartilhados no município de Paulínia, principalmente para as futuras gerações. No dia 2/4, trabalhando em conjunto com o Projeto Paulínia Educação & Cidadania, a equipe do Projeto de Olho nos Rios realizou a oficina de ‘Proteção e Preservação da Fauna Silvestre Regional’, sendo o quarto encontro com os jovens da Conexão “De Olho no Córrego São Domingos”, em outra incrível oportunidade de debater sobre a presença e a importância dos animais de nossa região.

“Em um primeiro momento, fizemos uma roda de conversa sobre as espécies que ocorrem no Brasil e em Paulínia, principalmente no Parque da Amizade. Na parte prática, realizamos uma atividade para montar pegadas em moldes de gesso, e foi muito proveitoso, pois eles acabam conhecendo diferentes tipos de pegadas e isso os sensibiliza ainda mais, mudando seus olhares para quando estivem em áreas de mata, se mantendo atentos a detalhes que demonstram a presença da fauna silvestre”, conta Aline Guerrera, bióloga e educadora ambiental do Projeto.

DE OLHO NOS RIOS – O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.

O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.