quinta-feira, junho 20, 2024
InícioCulturaEm Paulínia, Pronto Socorro Ortopédico é fechado por falta de materiais

Em Paulínia, Pronto Socorro Ortopédico é fechado por falta de materiais

Problema foi noticiado por diversos jornais da região. Diretor do HMP registrou Boletim de Ocorrência

Pacientes graves são transferidos para hospitais da região

Na tarde de ontem desta quinta-feira (08/08), o Pronto Socorro de Ortopedia do Hospital Municipal, foi fechado pelo CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo)  por falta de materiais. O diretor clínico do hospital, Gustavo Adolfo Lopes Vulcano, registrou um Boletim de Ocorrência e notificou o Ministério Público sobre o caso.

Segundo a Secretaria de Saúde, houve um erro no Termo de Referência, que é o documento contendo todos os detalhes técnicos específicos descritos pelos especialistas da área, nesse caso, a equipe de ortopedia do hospital, para que se proceda, a partir daí, todo o processo licitatório para a compra de materiais. Esses erros poderiam caracterizar direcionamento a alguma empresa especifica, e por isso, todo o processo de compra de materiais foi paralisado.

Com o fechamento do setor, algumas cirurgias que precisam dos materiais que estão em falta não foram feitas. Também foram canceladas as cirurgias eletivas. A unidade atende os casos mais simples, porém, os mais graves são transferidos para outros hospitais da região.

Equipe técnica errou

A Prefeitura de Paulínia nega paralisação dos atendimentos de traumatologia. Diz que a falta de materiais é decorrente de “problemas na elaboração dos documentos de responsabilidade da equipe técnica.”

Informa ainda que o secretário da pasta, Luis Carlos Casarin, explica que todo o processo de compra de materiais é realizado após conclusão do Termo de Referência, que é o documento técnico específico. Diz ainda que vai abrir sindicância para apurar o caso e responsabilidades. Nega ainda prejuízos à população ao afirmar que os pacientes têm sido encaminhados para hospitais da Unicamp ou Estadual de Sumaré.