Na terça-feira, (25/06), agentes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) estiveram em Paulínia para uma fiscalização surpresa que tinha como objetivo verificar as condições dos serviços oferecidos à população no Hospitais Municipal. Além de Paulínia, a ação também aconteceu em unidades de saúde de outras 299 cidades localizadas no interior, no litoral e na Capital do Estado.
Durante a inspeção, que teve duração de 5 horas, os Agentes da Fiscalização do TCE checaram itens como a situação dos almoxarifados e estoques de medicamentos, as condições dos aparelhos, equipamentos e salas, a presença efetiva de médicos e servidores, os itens de segurança, a atuação de empresas terceirizadas ou administradas por Organizações Sociais de Saúde (OSS’s), a estrutura física do local – como acessibilidade, limpeza, conforto e sinalização –, bem como a qualidade do atendimento e o grau de satisfação dos usuários, entres outros quesitos.
Em Paulínia, os fiscais encontraram uma sala onde estavam armazenados de forma inadequada móveis e aparelhos hospitalares sem uso, entre eles, um aparelho de raio X e uma incubadora.
De acordo com a Prefeitura, a sala armazena tanto equipamentos que aguardam manutenção como os obsoletos que foram substituídos por mais novos, como no caso do aparelho de raio X.
A partir das informações coletadas foi elaborado um relatório gerencial com informações de interesse público que pode ser acessado por meio do link abaixo. Os dados segmentados e regionalizados obtidos durante a ação serão encaminhados aos Conselheiros Relatores de processos ligados às entidades fiscalizadas.