A reforma faz parte de um projeto de reestruturação completo para a estrutura que produz medicamentos e tem previsão para término em 2025
A Boehringer Ingelheim, referência em medicamentos para animais, inaugurou nesta sexta-feira (16), seu escritório administrativo totalmente reformado dentro da planta de Paulínia, a 119 quilômetros de São Paulo. A nova estrutura foi baseada em pilares fundamentais, que fazem parte da visão da empresa em relação ao futuro do trabalho: tecnologia, conforto e sustentabilidade.
O lançamento fez parte de um grande projeto de revitalização, iniciado em 2021 com o novo refeitório altamente sustentável, e que ainda contará com cinco entregas até 2025. Nos últimos dois anos, já foram investidos R$ 92,2 milhões e, até o final de 2022, a empresa planeja investir mais R$ 56,2 milhões.
Para o diretor da fábrica, Steffen Zeng, a nova estrutura promoverá a colaboração e inclusão, e ajudará a atrair uma força de trabalho altamente qualificada e diversificada. De acordo com o executivo, esses são os principais fatores de sucesso que moldam o futuro da Boehringer Ingelheim.
“Como empresa familiar, a valorização de nossos colaboradores sempre esteve no centro do que fazemos. O cuidado que temos em fornecer as melhores condições para as pessoas que trabalham na companhia é o mesmo que temos na produção de medicamentos que salvam vidas e melhoram a qualidade de vida de tantos humanos e animais. É isso que nos move”, diz o executivo. “Atualmente, mais de 900 pessoas trabalham em toda a fábrica, 100 a mais do que há dois anos, então precisamos pensar em um crescimento sustentável, moderno e inovador”, conclui.
Diversos medicamentos são produzidos em Paulínia, incluindo toda a linha global do NexGard®, antiparasitário para cães e produto mais vendido da divisão de Saúde Animal da Boehringer Ingelheim no mundo.
Em agosto, a empresa celebrou a produção do tablete 1 bilhão da linha. Além dele, o antiparasitário para ruminantes Ivomec®, sinônimo de tradição, e pastas mastigáveis para equinos, como o Gastrogard® e Eqvalan®, também são produzidos no local.
Marc Hasson, presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil, celebra a inauguração: “A inovação está no DNA da empresa, que, mesmo sendo de estrutura familiar e centenária, acompanha a evolução do mundo ao longo dos anos, se adapta e se coloca na vanguarda no processo de modernização dos países em que atua. Esse escritório é parte de um plano ainda maior, muito ambicioso e que colocará o Brasil ainda mais em posição de destaque para os negócios da companhia”.
Fábrica mais sustentável
A Boehringer Ingelheim tem como projeto central tornar-se mais sustentável e aliada do meio-ambiente. Para isso, tem diversas iniciativas em andamento para atingir este objetivo, como é o caso do refeitório inaugurado no ano passado e que conta com painéis de energia solar, equipamentos com selo de eficiência energética, sistema de captação de água de chuva e plásticos dos copos substituídos por fibra de bambu.
Steffen Zen detalha os planos da companhia: “Nossa ideia é criar um desenvolvimento sustentável pensando nas próximas gerações. Por isso, todas as decisões que tomamos, são pensadas em como ela vai impactar na saúde das pessoas, na sociedade e no planeta. Entre as nossas ambições, queremos tornarmos neutros em emissões de carbono e reduzir pela metade a utilização de recursos naturais em toda a operação, utilizar somente água da chuva nos banheiros e irrigação de plantas e adquirir energia elétrica de fontes limpas ou renováveis. Tudo isso já está em andamento”.