A escola móvel de Nanotecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) é a estrela da Etep – Escola Técnica de Paulínia, na cidade de mesmo nome, no interior paulista.
O objetivo é atender 1,7 mil alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, Médio e Técnico da Rede Municipal até nesta sexta-feira (30/06), quando foi encerrado o evento.
O aluno tem a chance de assistir a demonstrações e experiências de aplicações práticas de nanotecnologia – tecnologia emergente e fundamental para o desenvolvimento e a competitividade das indústrias e nações.
A unidade de Nanotecnologia tem como objetivo oferecer o primeiro contato de estudantes e curiosos de modo geral com a área, que consiste no estudo da manipulação da matéria em escala atômica e molecular.
A estrutura faz sucesso, entre outros motivos, por expor diversos equipamentos utilizados nesta área da ciência, assim como demonstrar ao público diversos produtos que já utilizam a nanotecnologia como, por exemplo, camisetas com nanopartículas e cosméticos com nanocápsulas.
Para o prefeito Du Cazellato (PL), a escola móvel de Nanotecnologia é equipada com os mais novos microscópios eletrônicos e equipamentos de alta tecnologia.
“É uma ótima oportunidade para nossos alunos aprenderem mais sobre nanotecnologia, na prática, e até despertarem o desejo destes jovens por novas profissões! ”, destacou o prefeito.
A plataforma é capaz de atender, com informação tecnológica e cursos sobre o tema nanotecnologia, com uma linguagem acessível, desde estudantes do ensino fundamental até alunos do curso superior.
A Escola Móvel Nanomundo foi projetada e construída com avanços laterais duplos e automáticos. As portas de acesso, escadas e iluminação também serão automatizadas. Com design futurista, a unidade tem infraestrutura de hardware e software que promovem interação entre o público e os materiais informativos.