Robustos, veículos da Lada foram os primeiros a desembarcar no Brasil após retomada das importações, em 1990, mas sofreram críticas pela qualidade do acabamento e problemas no carburador
Vai acompanhar Copa na Rússia? Tá sabendo que carros russos circulam por aqui? Em outubro de 1990, logo que foram retomadas as importações de veículos, a Lada (ainda pertencente à União Soviética) foi a primeira marca estrangeira a desembarcar no Brasil. No sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, o Detran-SP, constam 8.504 exemplares registrados no Estado.
As dez cidades com mais registros são: em 1º lugar, São Paulo, com 3.825 unidades; 2º lugar, São Bernardo do Campo, com 297; em 3º lugar, Campinas, 245; em 4º lugar, Santo André, com 224; em 5º lugar, Sorocaba, com 170; em 6º lugar, São José dos Campos, com 145; em 7º lugar, Guarulhos, com 144; em 8º lugar, Osasco, com 111; em 9º lugar, Piracicaba, com 87 e em 10º lugar, Santos, com 81 exemplares.
Havia três modelos: o jipe 4×4 Niva, o hatch Samara e o Laika, na versão sedã e perua
Robustos e simpáticos, os carros fizeram sucesso no início, mas, com o tempo, os brasileiros passaram a criticar a qualidade do acabamento e sofrer com problemas no carburador, não adaptado à gasolina nacional com álcool. As importações foram caindo, caindo, caindo e acabaram suspensas em 1995.
Mas ainda hoje um deles, o Niva, tem admiradores por aqui. Existem fã-clubes do jipinho em todo o país. Há rumores de que ele voltará, desta vez fabricado no Brasil. A ver!