sábado, janeiro 17, 2026
InícioDestaquesEx-jogador Edmílson Moraes é homenageado como o título de Embaixador Temático de...

Ex-jogador Edmílson Moraes é homenageado como o título de Embaixador Temático de Paulínia

O ex-jogador e campeão mundial Edmílson Moraes recebeu, nesta quinta-feira (18), o título de Embaixador Temático de Paulínia. A homenagem, entregue pelo prefeito Danilo Barros, reconhece a trajetória do atleta no futebol e sua contribuição social por meio da Fundação Edmílson, criada em 2005. A instituição desenvolve projetos gratuitos voltados à inclusão de crianças e adolescentes, promovendo acesso ao esporte, à cultura e à educação.

“Ter um profissional como o Edmílson levando o nome de Paulínia para o Brasil e o mundo é um privilégio que certamente renderá bons frutos. Seguiremos em busca de conexões que tornem nossa cidade cada vez mais próspera”, afirmou o prefeito, que conheceu o ex-jogador em 2014.

Durante a cerimônia, Edmílson destacou sua sintonia com os propósitos da atual gestão e reforçou a importância da união de esforços para transformar realidades. “Nossa missão é fazer a nossa parte, começando pela casa, família, bairro, cidade e país. Assim, vamos nos conectando para fomentar projetos promissores”, declarou o homenageado.

Carreira de sucesso

Revelado pelo São Paulo, Edmílson construiu uma carreira de destaque no futebol mundial. Atuou no Lyon, da França, e alcançou projeção internacional no Barcelona, onde conquistou a Liga dos Campeões e dois Campeonatos Espanhóis.

O ponto alto de sua trajetória foi em 2002, quando integrou a Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo, sendo peça importante no time pentacampeão.

Além dos títulos, Edmílson é lembrado pela versatilidade e qualidade técnica, consolidando-se como um dos grandes nomes do futebol brasileiro.

Embaixador Temático

A função de Embaixador Temático foi criada por meio do Decreto 8.927 de 22 de julho de 2025 e é destinada à pessoas que contribuam com a promoção da cidade em atividades municipais relacionadas à sua  história, memória, cultura, economia e demais ações relacionadas com o interesse público. 

Segundo o decreto, os embaixadores devem atuar em cooperação com servidores públicos titulares de cargos, empregos ou funções na Administração Municipal e só poderão ser indicados personalidades de reconhecida autoridade e notória projeção nas suas respectivas áreas de atuação.

A atividade não possui remuneração e nem subordinação à Administração Pública Municipal nos termos deste decreto, não gerando vínculo funcional, empregatício ou qualquer obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.