Ninguém ficou ferido numa explosão, seguindo de incêndio que atingiu dois vagões com gasolina em Paulínia. Cada vagão tinha 80 mil litros de combustível. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), por volta das 11h, no bairro Cascata, a quase 1 quilômetro da Refinaria de Paulínia (Replan).
O incêndio acontece na área de transbordo, onde os vagões são abastecidos para levar os combustíveis para diversas regiões do País. A explosão foi tão forte que o estrondo pode ser ouvido a 700 metros do local e a fumaça a quilômetros.
Segundo o Capitão do Corpo de bombeiros, Vinicius Zampolo, as chamas chegaram a 4 metros de altura. O incêndio começou por volta das 11h e a primeira equipe da corporação chegou as 11h15, ao local. Além dos 30 mil litros de água para o resfriamento, também foi usado espuma mecânica para o rescaldo.
O local contou com 17 homens do Corpo de Bombeiros de Paulínia e Campinas, Defesa Civil Municipal e equipes do Plano de Auxílio Mútuo de Paulínia que envolve 20 empresas do município. O Corpo de Bombeiros e a brigada de incêndio da Petrobras também atuaram no local.
Enquanto os bombeiros resfriavam os dois vagões em chamas, equipes da empresa removiam os vagões que estavam no entorno e isolando os vagões atingidos. Por volta de 13h, as chamas diminuíram. Os Bombeiros permaneceram no local até às 15h
“A gasolina é muito volátil e ela libera vapor combustível na temperatura ambiental, e hoje como está muito quente e nessa transferência de produto, que pode ter ocasionado qualquer fator pode ter causado a ignição”.
A Rumo Logística informou que as chamas começaram durante o processo de transbordo no pátio de Paulínia. Em nota, a Petrobras comunicou que o incêndio não ocorreu em área da estatal e nem prejudicou a operação na refinaria.