Por volta da 1h da madrugada desta segunda-feira (20), uma explosão seguida de fogo atingiu duas unidades de craqueamento catalítico da Refinaria de Paulínia – Replan.
O fogo era tão intenso que motoristas que trafegavam pela rodovia Professor Zeferino Vaz – SP-332, acompanharam e registraram os fatos do acostamento da pista.
Moradores que moram até 4 quilômetros da refinaria relataram que o chão tremeu depois de uma forte explosão e que o primeiro estrondo durou cerca de 30 segundos, seguido de vários outros menores.
Ações emergenciais foram iniciadas pelos brigadistas da própria refinaria, em seguida, o Corpo de Bombeiros de Paulínia, Defesa Civil e equipes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), atuaram em conjunto e contiveram o incêndio após as explosões e acidentes químicos.
Duas horas após o incidente, o secretário de Proteção e Defesa Civil da cidade disse que o incêndio já está controlado pelos bombeiros.
A Petrobras confirma a explosão, em nota, e informou que o incêndio já foi controlado e que ninguém ficou ferido. A empresa diz que será instaurada uma comissão para avaliar as causas da explosão. A produção na refinaria está parada.
A Replan em números
A Replan é a maior refinaria do sistema petrobras em capacidade de processamento de petróleo: 69 mil m³/dia, o equivalente a 434 mil barris. Sua produção corresponde a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando quase a sua totalidade de petróleo nacional, grande parte oriunda da Bacia de Santos (pré-sal).
A Refinaria de Paulínia está ligada ao terminal de São Sebastião, Terminal de Guararema e terminal de Barueri, também está interligada aos terminais das distribuidoras do pool Paulínia, terminal da Petrobras distribuidora e base da liquigás para GLP – gás liquefeito de petróleo.
Leia a nota na íntegra da Petrobras:
A Petrobras informa a ocorrência de um incêndio na madrugada de hoje (20/8), na Refinaria de Paulínia (Replan), em SP. Não houve feridos e o incêndio já foi debelado. Equipes da Petrobras e do Corpo de Bombeiros continuam no local realizando o rescaldo. A produção foi preventivamente paralisada e uma comissão será instaurada para avaliar as causas da ocorrência.
O que é o PAM
O Plano de Auxilio Mutuo (PAM) é uma instituição sem fins lucrativos, que presta auxílio mútuo entre as 27 empresas que compõem o grupo, municípios, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, por meio de suprimentos e manutenções diversas, bem como apoio nas atividades do Corpo de Bombeiro em caso de sinistros.