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Pumas e Buggys serão homenageados no Encontro de Carros Antigos do Paulínia Shopping

Evento será realizado dia 25 de agosto no estacionamento do Paulínia Shopping, em Paulínia

A edição de agosto do Encontro de Carros Antigos do Paulínia Shopping, organizado pelo Clube V8&Cia, fará uma homenagem ao lendário Puma e também aos modelos Buggys. O evento será realizado no dia 25, domingo, a partir das 8h no estacionamento do shopping, em Paulínia.

Promovido todo último domingo de cada mês, o Encontro de Carros Antigos já virou uma tradição na região de Paulínia, atraindo cerca de 300 expositores a cada edição. É uma excelente opção de passeio e também reúne venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo.

Além de gerar entretenimento e cultura, o Encontro de Carros Antigos possui cunho social. Para participar, os proprietários de veículos devem levar 2 quilos de alimentos não-perecíveis, que será doado para à Secretaria Municipal de Assistência Social.

História

A história do Puma, conhecido como o “esportivo brasileiro”, começou na década de 1960, com um fabricante de cachaça chamado Genaro “Rino” Malzoni. Depois de sonhar por alguns anos com um esportivo totalmente nacional, Rino Malzoni decide em 1964 dar asas à imaginação. Utilizando o chassi e componentes mecânicos do DKW-Vemag, que era fabricado no Brasil, nasce o primeiro protótipo do esportivo brasileiro que, passados alguns anos, se tornaria um sucesso no Brasil e em vários países do mundo, inclusive Japão, África do Sul, Suíça e EUA.

Para levar avante o projeto, Rino Malzoni chama os amigos Milton Masteguin, Mário César Camargo Filho e Jorge Lettry e assim, na fazenda de Malzoni, em Matão, no interior de São Paulo, inicia-se a produção dos protótipos. O sonho vai ganhando seriedade e em outubro do mesmo ano a empresa instala-se em São Paulo, num galpão na avenida Presidente Wilson, com a denominação de Automóveis Lumimari Ltda.. A palavra Lumimari vem das primeiras duas letras do nome da nova formação de sócios/projetistas: Luiz Roberto Alves da Costa, Milton Masteguin, Mário César Camargo Filho e Rino Malzoni.

Surge, com 3,99 metros de comprimento, 1,6 metro de altura e 1,2 metro de largura, o DKW-Malzoni. O motor de três cilindros de dois tempos, 981 centímetros cúbicos, desenvolvia 60 cv a 4.500 rpm. Com sua carroceria de fibra de vidro muito leve (o carro pronto pesava 810 kg) e a boa aerodinâmica, não era sentida a falta de uma motorização mais forte. O DKW-Malzoni atingia 145 km/h, o que para a época era muito bom. O câmbio era de quatro marchas, embreagem monodisco e freios a disco na dianteira (opcional).

Antes mesmo de começar a comercialização ao público, o DKW-Malzoni logo foi para as pistas de corrida e o sucesso foi imediato. De cara venceu o GP Taça das Américas, em São Paulo, e os 500 Quilômetros da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, a fábrica continuou a vender apenas protótipos para competição e o sucesso permanecia.

Em 1966, a Lumimari apresenta no V Salão do Automóvel, em São Paulo, a versão Espartano, com todos os itens de luxo que um carro da categoria merecia. Com o modelo aprovado em todos os sentidos, a Lumimari muda de nome e vira Puma Veículos e Motores Ltda., e o carro recebe a denominação de Puma GT.

No primeiro ano de atividade comercial da Puma, apenas 35 veículos de rua foram comercializados. Já no ano seguinte, 1967, a produção cresce 200% e são vendidos 125 carros. Nas competições o sucesso é ampliado.

Porém, durante o ano de 1967, o mercado brasileiro sofria grandes mudanças. A Chrysler absorve a Simca; a Volkswagen assume o controle da Vemag e a Ford compra a Willys. Logo a Volkswagen interrompe a produção do DKW e um novo projeto para a Puma era inevitável.

Solução: surge em 1968 um novo Puma, com design mais agressivo e bonito, motor VW 1500 e chassi de Karmann Ghia. Apesar da menor distância entre eixos, as dimensões permaneceram com poucas alterações, porém, motor e câmbio traseiros modificaram o seu comportamento dinâmico, tornando muito sobresterçante.

Apesar de o motor ter maior cilindrada, quatro cilindros tipo boxer, opostos dois a dois, a potência era praticamente a mesma: 40 cv a 4.400 rpm. Mas a velocidade máxima aumentou 5 km/h, passando a atingir 150 km/h.

Em 1970, o Puma ganha as alterações introduzidas pela Volkswagen no Karmann Ghia, passando a contar com o motor de 1,6 litro, que desenvolvia 70 cv a 4.700 rpm. Apesar das melhorias, o Puma estava longe de ser um verdadeiro GT, mesmo atingindo a boa marca de 170 km/h de velocidade máxima e acelerando de 0 a 100km/h em apenas 15,1 segundos.

Sabendo dessa deficiência, os fabricantes começaram a oferecer como opcional motores “envenenados” com cilindrada ampliada, que variava de 1.700cc a 2000cc. Sucesso no mercado brasileiro, com vendas aumentando a cada ano, a Puma Veículos e Motores Ltda. começa a receber os primeiros pedidos do exterior. Em 1971, chega a versão spider (conversível), denominada de Puma 1.600 GTS, enquanto a versão fechada passa a ser a 1.600 GTE.

A Puma cresce e a família também. Assim, em 1972 é apresentado o Puma GTB. Equipado com o motorzão do Opala, o 4.1 litros de 140cv a 4.000 rpm, o novo Puma atingia velocidades superiores a 180 km/h e tinha linhas bonitas e muito esportivas. Logo seria um sucesso e o carro dos sonhos dos mais abastados.

A Puma continuava sua trajetória de sucesso e entrava também na produção de caminhões. Ao longo dos anos, os modelos iam ganhando atualizações e mais adeptos. No início dos anos 90, com a abertura das importações, modelos verdadeiramente esportivos, com concepção moderna e com preços mais acessíveis chegaram ao mercado brasileiro, declarando aos poucos a morte da Puma.

Serviço:
Encontro de Carros Antigos
Organização: Clube V8 & Cia
Data: domingo, 25 de agosto
Local: Paulínia Shopping – Rodovia Prefeito José Lozano Araújo, nº 1.515 – Bairro Nossa Senhora aparecida – Paulínia – SP
Horário: das 8h às 14h
Sitewww.v8ecia.com.br

Bicicross de Paulínia disputa domingo terceira etapa da Copa Regional

Depois de 21 dias sem provas, os alunos da Escola Paulínia Racing Bicicross Formando Cidadãos voltam a competir neste domingo, 25, em Cosmópolis na terceira etapa da Copa Regional Ricardo Alves de BMX.

Mais de 300 atletas estarão presentes na pista que foi reformada recentemente e fica no Ginásio Municipal de Esportes Antônio Damiano. No local haverá praça de alimentação e a entrada é franca.

Os treinos oficiais acontecem ao longo de todo sábado, 24. As corridas terão início às 10h no domingo.

A competição é organizada pelo Clube Cosmopolense de Ciclismo, a Associação de Ciclismo BMX de Indaiatuba, o Americana Bicicross Clube e o Paulínia Racing Bicicross que se uniram para homenagear Ricardo Alves, figura importante na história do ciclismo regional morto em 2014.

Syngenta e Katoen Natie são patrocinadoras da Escola Paulínia Racing Bicicross Formando Cidadãos, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério da Cidadania do Governo Federal.

Debate entre candidatos de Paulínia é marcado por “troca de farpas” e plateia inflamada

Questionamentos provocadores inflamaram plateia, que precisou ser contida por diversas vezes

A Câmara de Paulínia recebeu na noite de ontem, 22/08, mais um encontro entre os candidatos a prefeito da eleição suplementar que ocorre no município dia 1º de setembro. Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Paulínia (STSPMP), o debate abordou temas de interesse dos funcionários públicos, o que proporcionou “troca de farpas” acaloradas entre os participantes.

O plenário da Casa de Leis ficou lotado. Cada candidato participante tinha o direito de levar 20 correligionários e o restante das cadeiras foi reservado para os servidores públicos.

A dinâmica do evento foi dividida em quatro blocos. No primeiro deles, os concorrentes tiveram a fala livre para se apresentarem aos eleitores. Em seguida, através de sorteio, responderam aos questionamentos feitos pelos servidores públicos. Assuntos como PCCV, gerenciamento do Pauliprev, Limite da Folha de Pagamento, 14º Salário e Lei de Responsabilidade Fiscal foram abordados.

No terceiro bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si e tinham direito à réplica e tréplica. Questionamentos provocadores inflamaram plateia, que precisou ser contida por diversas vezes.

Na última etapa, os concorrentes tinhas três minutos para suas considerações finais. Alguns desfrutaram de tempo adicional porque foram interrompidos pelas manifestações contrárias da plateia.

Compareceram ao evento Marcelo Barros (PSOL), Tuta Bosco (Cidadania), Custódio Campos (PT), Capitão Cambui (PSL), Coronel Furtado (PSC) e Nani Moura (MDB).

De acordo com o Sindicato, Angela Duarte (PRTB) informou previamente que não compareceria ao debate. A candidata justificou sua ausência nas redes sociais. Clique no link e confira o vídeo: https://www.facebook.com/BlogdaAngelaDuarte/videos/345367909701009/UzpfSTEwMDAwMTc2NTkyNDQyMzoyNDIwNTQxMzE4MDE0NzA5/

Du Cazellato (PSDB) também não compareceu ao evento e emitiu uma nota aos servidores. Confira no link https://www.facebook.com/watch/?v=921042461592538

O candidato do DC, Loira, também faltou ao encontro e disponibilizou sua justificativa na internet. Confira: https://www.facebook.com/Loirapaulinia/.

Plenário lotado para o debate entre os candidatos a prefeito de Paulínia

Sindicato dos Servidores promove debate entre candidatos nesta quinta, 22

Prefeituráveis se encontrarão na Câmara Municipal e os temas abordados serão referentes aos servidores públicos

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Paulínia (STSPMP) realiza nesta quinta-feira, 22/08, um debate entre os candidatos que concorrem ao cargo de prefeito nas eleições suplementares do dia 1º de setembro. O evento acontece a partir das 19h e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O Sindicato informou que na sexta-feira (16/08), convidou a assessoria de todos os concorrentes para participarem de uma reunião onde seriam apresentados os temas e as regras para o debate, mas nem todos mandaram seus representantes.

Nos quatro blocos do debate, os assuntos abordados serão de interesse direto do trabalhador do serviço público, como Planos de Carreira da Guarda Municipal, Magistério e Quadro Geral; incorporação do abono, 14º Salário, Pauliprev, glosas de aposentadorias, insalubridade, condições de trabalho, concurso público x terceirização, Perseguição e Assédio Moral, Limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros.

O Sindicato informou ainda que pelo número de assentos no Plenário da Câmara, cada candidato terá direito a 20 lugares e o restante será destinado aos servidores, mas para participar é necessário que o funcionário faça sua reserva pelo telefone (19) 3874-2179.

Com habeas corpus, Tiguila Paes volta ao cargo de vereador, mas não pode sair da cidade sem autorização

Tiguila Paes (Cidadania) voltará ao cargo de vereador de Paulínia. Na terça-feira, 20, a 16ª Câmara de Direito Criminal, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), concedeu um habeas corpus (HC) que permite sua recondução ao cargo. Porém, a decisão inclui um alerta: mesmo estando vereador, Tiguila terá que se apresentar mensalmente à Justiça e não poderá sair da cidade por mais de sete dias sem autorização (veja abaixo).

Em 31 de maio, Tiguila Paes sofreu sete medidas cautelares por ser um dos investigados da “Operação Curriculum Vitae”, deflagrada pela Polícia Civil de Paulínia para apurar denúncias de extorsão, associação criminosa e crime contra a organização do trabalho. Dentre as medidas contra Tiguila, o juiz Bruno Luiz Cassiolato, da 2ª Vara Criminal de Paulínia, impôs a suspensão do exercício do mandato, em substituição à prisão preventiva requerida pelo Ministério Público (MP).

A Câmara de Paulínia foi notificada sobre a decisão nesta quarta-feira, 21, e em nota, disse que o procedimento para recondução de cargo passa pela apreciação da Procuradoria Jurídica da Casa de Leis, confira:

“O vereador Ademilson Jeferson Paes, o Tiguila Paes (Cidadania) protocolou nesta quarta-feira (21), pedido para restabelecimento do seu mandato na Câmara Municipal de Paulínia. O pedido já foi encaminhado para Procuradoria da Câmara para manifestação e após, é lavrado novo ato junto ao Diretor Legislativo, o presidente do Legislativo, José Carlos Coco da Silva, o Zé Coco (PV) assina e na sequência ele reassume provavelmente até sexta-feira, dia 23″, diz nota da Câmara.

Enquanto ficou fora do cargo, seu substituto era o suplente Rudney Pereira Bernardo, o Ney do Transporte Escolar (PMN).

Tiguila não poderá sair da cidade por mais de sete dias sem autorização judicial

A 12 dias das eleições, Loira tem material de campanha recolhido por irregularidades

Uma decisão da Justiça Eleitoral divulgada na tarde desta terça-feira, 20/08, determinou que todo o material de campanha eleitoral do candidato a prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira (DC) e seu vice na chapa, Adilson Censi, o Palito, sejam retirados de circulação imediatamente.

Propagandas como panfletos, santinhos, adesivos e bandeiras deverão ser recolhidos. As propagandas virtuais, como postagens em redes sociais, também deverão ser apagadas.

De acordo com a Justiça, o material da coligação “Paulínia Não Pode Mais Parar” apresentou irregularidades que desobedecem ao art. 8º da Resol. TSE nº 23.551/2017. A lei determina que nas eleições majoritárias, o nome do candidato a vice (ou suplente) ocupe espaço superior a 30% daquele ocupado pelo titular. “Tal disposição não foi representada pelos representados, de modo que seu material de campanha deverá ser recolhido imediatamente”, diz o texto da decisão.

A Justiça Eleitoral ainda ressaltou que caso os candidatos não acatem a determinação, poderão ser multados.

Judoca sub 15, de Paulínia, é prata na primeira disputa internacional

Para financiar as despesas dos campeonatos, a atleta organizou uma “vaquinha virtual”. Você pode ajudar!

A judoca Evellyn Vitória das Chagas Pereira não para de surpreender e trazer orgulho para Paulínia. A estudante da Escola Maestro Marcelino Pietrobom, de 12 anos, trouxe mais uma medalha para casa. No dia 18 de agosto ela sagrou-se vice-campeã no Campeonato Sul Americano sub 15, que aconteceu no Chile, neste final de semana. Ela conquistou a medalha de prata, mais uma na extensa coleção – a primeira internacional. Agora o próximo desafio será o Pan-Americano no México. 

Evellyn é aluna da Associação Mercival de Judô, de Paulínia, uma verdadeira fábrica de campeões. A Tsunami, como é conhecida, ostenta o título de campeã da Copa São Paulo 2019, campeã Paulista 2019, campeã Sul Brasileiro, em Brusque/SC, campeã Torneio Ajinomoto, campeã Clube Corinthians, campeã invicta no ranking paulista e bronze no Campeonato Brasileiro, que aconteceu no Rio de Janeiro, no início do mês, com a presença de mais de 800 atletas.

Para arrecadar fundos para ajudar nas despesas das viagens para as competições, ela criou uma vaquinha virtual.

Para ajudar acesse o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-nos-a-realizar-o-sonho-da-evellyn

Durante sexta “parada”, Replan anuncia possível elevação das tochas nos próximos dias

A maior unidade de tratamento de diesel ficará paralisada para manutenção preventiva por 36 dias. O procedimento é planejado e executado conforme normas de segurança, mas pode ocasionar em tochas mais intensas

 A maior unidade de tratamento de diesel da Refinaria de Paulínia (Replan) vai parar para manutenção por 36 dias. Cerca de 1.200 trabalhadores de empresas prestadoras de serviços executarão os trabalhos. Em 2019, as unidades receberão investimentos de R$ 393 milhões na segurança operacional. A Replan é a maior refinaria da Petrobras em capacidade de processamento de petróleo.

O procedimento é planejado e executado conforme normas de segurança, e mesmo podendo ocasionar tochas mais altas e intensas, que chamam a atenção da população, não há risco algum.

Entre os meses de março a junho, foram realizadas manutenções em unidades de tratamento de diesel e gasolina, de geração de hidrogênio, de produção de gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP). Nesse período, cerca de 2.300 trabalhadores foram contratados pelas empresas prestadoras de serviços para a execução dos trabalhos.

De acordo com a empresa, as paradas para manutenção têm por objetivo manter a segurança e confiabilidade operacional da refinaria, reestabelecer as capacidades operacionais, além de promover melhorias nas suas instalações. Os serviços também atendem à NR-13 – Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece um tempo máximo de seis anos para que as unidades operem de forma ininterrupta. 

A refinaria paulinense tem como foco a produção de diesel e gasolina, chegando a transformar próximo de 83% de cada barril de petróleo que chega à refinaria nestes derivados, por isso, durante o período em que as unidades estão em manutenção, o mercado é atendido com produtos de outras unidades de refino da Petrobras e não compromete o abastecimento, principalmente o interior paulista e centro-oeste (MT, MS, RO, AC, MG sul e triângulo mineiro, GO e Brasília/DF) do país, mercados atendidos pela Replan.

A Refinaria de Paulínia é a maior unidade de refino da Petrobras, respondendo por aproximadamente 20% do processamento de petróleo do país e por atender cerca de 25% do mercado brasileiro de derivados. Possui capacidade para processar diariamente 69 milhões de litros de petróleo, ou seja, 434 mil barris/dia e entre seus principais produtos estão a gasolina, diesel, gás de cozinha e querosene de aviação.

Justiça Eleitoral dá “ok” e todos os candidatos a prefeito de Paulínia poderão concorrer ao cargo

Os nove pleiteantes tiveram a candidatura deferida e nenhum pedido de impugnação foi acatado

Nesta segunda-feira, 19/08, a juíza Eleitoral de Paulínia, Marta Brandão Pistelli, deu deferimento às candidaturas dos quatro candidatos que ainda aguardavam a confirmação para concorrer o pleito. Du Cazellato (PSDB), Loira (DC), Nani Moura (MDB) e Tuta Bosco (Cidadania) estão liberados.

O Partido Trabalhista Cristão (PTC) havia entrado com o pedido de impugnação contra a candidatura de Du Cazellato do PSDB. Entre as alegações, a legenda adversária afirmava que “a convenção convocada pelos integrantes da Executiva Municipal, realizada no dia 26/07/2019, foi fraudada”. Mas a juíza foi clara em dizer que “Ao contrário, o que foi considerado ilegítimo foi o ato de intervenção decretado pelo Diretório Estadual, por ele defendido”.

 No despacho, a juíza ainda afirma que todo o procedimento para a convenção e escolha dos candidatos do PSDB foi regular, inexistindo razão para o indeferimento.

Na semana passada, a juíza já havia liberado cinco candidatos, sendo Angela Duarte (PRTB),  Capitão Cambuí (PSL), Coronel Furtado (PSC), Custódio Campos (PT) e Marcelo Barros (PSOL).

Período de estiagem exige atenção para evitar incêndios

Fogo no entorno da Mata do Jardim Flamboyant, quinta-feira, dia 15. Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil agiram rápido e controlaram o fogo, que não atingiu a mata

Ausência de chuvas favorece ocorrência de fogo em matas e florestas; saiba como prevenir com atitudes simples no dia a dia; atitudes da população são fundamentais para evitar risco de acidentes, principalmente no período de estiagem

Durante o inverno, Paulínia promove um conjunto de ações para prevenir incêndios, já que os riscos de ocorrências são maiores em razão do tempo seco e dos ventos. Chamada de Operação Corta Fogo, a ação é realizada anualmente, e capacita gestores, funcionários e voluntários do entorno de áreas verdes para atuar na prevenção, controle, monitoramento e combate ao fogo.

As atitudes da população também são fundamentais para evitar os riscos ocasionados pelos incêndios florestais, principalmente neste período do ano, marcado pela estiagem. Por isso, não jogue cigarros ou fósforos acesos nas rodovias.

Não faça fogueira ou queimada perto da rede elétrica, em dias quentes ou com ventos fortes. Além disso, soltar, fabricar ou vender balões é crime e pode causar muitos acidentes.

Sem controle e com incidência sobre qualquer forma de vegetação, os incêndios florestais prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecer risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causar problemas de saúde na população.