Início Notícias Cultura Feiras livres servem como destino de passeio, de lazer ou ponto de...

Feiras livres servem como destino de passeio, de lazer ou ponto de encontro

As feiras livres desempenham um papel significativo nas cidades e economias de várias maneiras, fornecendo não apenas alimentos frescos e acessíveis, mas também promovendo a sustentabilidade, a cultura local, o emprego e o desenvolvimento econômico das comunidades.

A feira faz parte da nossa cultura. Ainda que nesses anos a clientela tenha diminuído frente à popularização e expansão dos super e hipermercados, as feiras parecem estar longe de seu fim.

Têm um público cativo formado pelos que prezam pelo frescor dos alimentos e pelo preço justo. Hoje, além de consideradas os principais polos comerciais de frutas, legumes, verduras e pescados, as feiras são fontes geradoras de emprego. 

Ela serve ainda como destino de passeio, de lazer ou ponto de encontro para membros da comunidade, proporcionando um ambiente onde as pessoas podem interagir, trocar informações e compartilhar experiências. As pessoas gostam de ir à feira. As pessoas gostam de consumir na feira.

A maioria dos feirantes trabalha em família. Basta caminhar por qualquer feira da cidade para encontrarmos casais, pais e filhos do outro lado da barraca. A feira livre é a maior bandeira de como deve ser a ocupação do espaço público na cidade.

É a demonstração que é ocupando a cidade que ela se torna mais prazerosa, mais agradável, mais saudável e mais segura. É com gente que a gente garante segurança, não é se fechando em casa que nós vamos estar mais seguros.