Início Notícias Ambiente Filhote de tucano-toco é resgatado após ficar enroscado em arame farpado

Filhote de tucano-toco é resgatado após ficar enroscado em arame farpado

Filhote de tucano-toco foi resgatado pela Guarda Municipal de Várzea Paulista e levado para reabilitação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Associação Mata Ciliar (AMC) | Crédito fotos: Divulgação/Mata Ciliar

Depois de ter sido encontrado enroscado em arame farpado, um filhote de tucano-toco foi resgatado pela Guarda Municipal de Várzea Paulista (SP) e levado para reabilitação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Associação Mata Ciliar (AMC). Após as primeiras análises da equipe, foi constatado uma lesão perfurativa em sua pata esquerda, além de cortes superficiais.

“Foi iniciado um tratamento com medicação e limpeza constante para evitar contaminação devido ao arame farpado. Ele está bem e ativo, porém, os filhotes de tucano-toco possuem uma adaptação em suas patas, em que, quando empoleiram, não ficam apoiados pelos pés e sim pelo tarso. E ele está nessa transição agora, então, a lesão pode dificultar um pouco, mas com os tratamentos que estamos aplicando, provavelmente ele terá uma resposta positiva”, explica Júlia Freitas, médica veterinária da Mata Ciliar.

MATA CILIAR – A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.