sábado, julho 13, 2024
InícioAmbienteFilhotes de Coruja Suindara são resgatados em Paulínia e encaminhados à Associação...

Filhotes de Coruja Suindara são resgatados em Paulínia e encaminhados à Associação Mata Ciliar

Na semana passada, dois filhotes de coruja suindara foram encontrados caídos em um condomínio de Paulínia e resgatados pela Secretaria Municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Os filhotes, debilitados, foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Associação Mata Ciliar (AMC). Durante a avaliação, foi constatada uma lesão na perna de um dos filhotes, que já recebeu os cuidados necessários da equipe.

Embora o processo de crescimento dos filhotes tenha sido interrompido pela falta dos ensinamentos maternos, eles continuarão a se desenvolver sob os cuidados da equipe da maternidade da AMC. Quando estiverem aptos, iniciarão o processo de reabilitação para eventual soltura na natureza.

“Provavelmente, os filhotes caíram ou foram retirados do ninho. Um deles chegou com uma fratura na perna esquerda, para a qual realizamos uma tala para ajudar na consolidação óssea. Pela diferença de tamanho e desenvolvimento, são animais de fecundações em períodos diferentes. No entanto, estão bem, sendo medicados e alimentados sem necessidade de reforço alimentar. Agora, resta aguardar e acompanhar o crescimento para os próximos passos”, explicou Giulianna Devechi, médica veterinária da Mata Ciliar.

Sobre a Associação Mata Ciliar
A Associação Mata Ciliar é uma entidade sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública Federal. Desde 1987, a AMC realiza diversas ações para a conservação da biodiversidade, enfrentando desafios e alcançando conquistas em parceria com instituições privadas, poder público e sociedade. O município de Paulínia mantém uma parceria com a Mata Ciliar, o que facilita o recebimento e reabilitação de animais silvestres resgatados na região.