Operações contra o transporte não autorizado e clandestino de passageiros visam garantir mais segurança e qualidade aos cidadãos do sistema metropolitano
Entre janeiro e dezembro de 2024, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou 155 operações contra o transporte coletivo de passageiros não autorizado nos municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
As ações visam oferecer mais segurança e qualidade às pessoas que utilizam o sistema metropolitano, combatendo o transporte coletivo não autorizado e clandestino de passageiros.
Na RMC, as 155 fiscalizações realizadas no período resultaram em 8.708 veículos averiguados e 131 veículos apreendidos em operação irregular.
Segue a relação de apreensões por município:
Americana 7
Artur Nogueira 8
Campinas 28
Cosmópolis 11
Engenheiro Coelho 4
Holambra 1
Hortolândia 3
Indaiatuba 1
Itatiba 7
Monte Mor 3
Nova Odessa 7
Paulínia 23
Pedreira 1
Santa Barbara D’Oeste 3
Santo Antônio da Posse 2
Sumaré 13
Valinhos 7
Vinhedo 2
Sobre a EMTU – Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.