quinta-feira, outubro 9, 2025
InícioAmbienteFrente fria derruba temperaturas em São Paulo; Paulínia deve ter mínima de...

Frente fria derruba temperaturas em São Paulo; Paulínia deve ter mínima de 9 °C

A Defesa Civil emitiu alerta para a chegada de uma frente fria ao Estado de São Paulo entre esta sexta-feira (8) e segunda-feira (11) que deve provocar queda acentuada nas temperaturas. Em Paulínia, a mínima pode chegar a 9 °C, com possibilidade de chuvas, rajadas de vento, raios e até granizo.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira começou com tempo estável e temperaturas amenas, mas a sensação de frio já foi registrada em várias regiões. Ao longo do dia, a frente fria vinda do Sul do país avança pelo território paulista, provocando chuvas inicialmente nas áreas próximas ao Paraná e na faixa leste, e depois se espalhando para outras regiões. As rajadas de vento podem chegar a 50 km/h.

A Defesa Civil reforça a necessidade de atenção especial com idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Entre as orientações estão manter-se agasalhado, hidratar-se, evitar banhos muito quentes e prolongados, e não utilizar churrasqueiras ou fogo improvisado para aquecer ambientes fechados. O órgão também recomenda uso de umidificadores ou recipientes com água para melhorar a qualidade do ar em locais aquecidos.

Umidade do ar em estado moderado
Às 13h desta sexta-feira, Paulínia entrou em estado moderado devido à umidade relativa do ar, que atingiu 60% no bairro Santa Terezinha. Nesse nível, é indicado evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, consumir bastante água, umidificar os ambientes e permanecer em locais protegidos do sol.