Foco de queimada em área rural de Americana gerou grande coluna de fumaça nesta quinta-feira (18); Defesa Civil de Paulínia monitorou situação
Uma densa coluna de fumaça tomou conta do céu de Paulínia na tarde desta quinta-feira (18), deixando moradores assustados. O incêndio, no entanto, ocorre em uma área de mata no município vizinho de Americana, nos fundos da região conhecida como Praia Azul. Apesar da distância, a fumaça pôde ser vista de diversos bairros de Paulínia e até da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), na altura do bairro Betel.
A Defesa Civil de Paulínia informou que acompanhou a situação de forma preventiva, mas reforçou que o foco do fogo está localizado fora do território do município. “Lamentavelmente, a fumaça sobra para nós”, destacou a corporação.
Imagens aéreas registradas por moradores e órgãos ambientais mostram a extensão da queimada, que já preocupa autoridades locais pelo risco à saúde da população e ao meio ambiente. O tempo seco e os ventos da estação aumentam o perigo de propagação das chamas, o que pode comprometer áreas de vegetação e até ameaçar residências próximas.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas há suspeita de que se trate de uma queimada irregular, prática considerada crime ambiental de acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998.