O Sindicato dos Petroleiros promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 4, um ato festivo na portaria da Refinaria de Paulínia, a Replan, em comemoração à saída de Pedro Parente da presidência da Petrobras, ocorrida na sexta-feira, dia 1º de junho.
O ato teve direito a pão com mortadela, refrigerante e balões, estampando frases em defesa da Petrobras e do pré-sal. Trabalhadores próprios do turno e do setor administrativo se concentraram em frente ao acesso da empresa, na Rodovia Professor Zeferino Vaz, a SP-332, e começaram o expediente uma hora e meia mais tarde.
O ato festejou a queda de Parente e marcou a posição do Sindicato, que continuará na luta contra a venda de refinarias e pela mudança na política de reajuste de preços da Petrobrás, que impõe valores abusivos aos combustíveis e ao gás de cozinha, prejudicando a população brasileira.
A comemoração contou com o apoio de representantes de outras categorias, de movimentos sociais e da CUT, a Central Única dos Trabalhadores. No encerramento do ato, os participantes seguiram em passeata do acesso da refinaria até a portaria de entrada dos petroleiros, onde ficam as catracas, carregando uma grande faixa com a frase “Não Estamos à Venda”.