Início Notícias Cidades Gargalos logísticos travam implantação da multimodalidade no país

Gargalos logísticos travam implantação da multimodalidade no país

Com a presença de mais de 400 pessoas, o CampModal 2018 reuniu quinta-feira, dia 12 de abril, no Theatro Municipal de Paulínia, os principais Executivos especializados em para transporte multimodal, como as Agências Reguladoras Nacionais (ANAC, ANTAQ, ANTT), as grandes operadoras e todos os agentes envolvidos no setor de transporte e logística.

O fórum conseguiu reunir expert em operações portuárias, transporte fluvial, rodoviário e aéreo, além de armazenamento e movimentação de cargas em geral e de container e container tipo reefer (refrigerados) para movimentação de cargas perecíveis, como carnes.

Durante o dia, a principal reivindicação pontuada pelos empresários presentes foi a necessidade da efetiva implantação da multimodalidade logística no país, como forma das empresas aumentarem a sua competitividade e reduzirem custos, reduzir ou acabar com os gargalos logísticos, considerado por economistas um dos mais importantes propulsores do desenvolvimento.

Admirado com os números apresentados e com a grande infraestrutura oferecida por Paulínia, o secretário-executivo do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Bruno Pessanha Negris, afirmou que retornará à Brasília com maior conhecimento do pleito dos empresários da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em relação às questões de multimodalidade logística e que isso facilitará a tomada de decisões em busca da simplificação nos seus aspectos tributários.

Durante a abertura, o prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho (PP) e o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Rui Rabelo, ressaltaram as qualidades da cidade e a sua posição estratégica no setor logístico com todos os modais de transporte, que a capacitam para abrigar as próximas edições do evento.

De acordo com o diretor de Infraestrutura do Ciesp Estadual, Julio Diaz, a Carta Logística da RMC será finalizada a partir dos principais temas debatidos durante o Congresso do CampModal.

“A sociedade e os operadores logísticos colocaram aqui as suas dificuldades e sugestões para a busca da multimodalidade. Esse documento que será formalizado trará essas sugestões para conhecimento de todos”, explicou Diaz. Após a sua finalização essa carta será também enviada à Imprensa.

O diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, afirmou que nessa primeira edição do CampModal, as presenças de representantes das agências governamentais e a qualidade das palestras e debates comprovam que o evento foi um sucesso.

O vice-presidente do Ciesp Estadual, Rafael Cervone Netto também no seu discurso, ressaltou a importância estratégica da RMC – que representa 82% do PIB do estado e 27% do PIB nacional.

A programação do evento, realizado pelo Ciesp-Campinas e Fiesp e correalizado pela Prefeitura de Paulínia, contou com Congresso com quatro painéis temáticos, Encontro de Negócios e uma Sala de Crédito.