sexta-feira, junho 21, 2024
InícioAmbiente‘Gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do país, é entregue a Associação...

‘Gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do país, é entregue a Associação Mata Ciliar pela prefeitura de Paulínia



O CRAS da Associação Mata Ciliar recebeu nesta quinta-feira (2/4/2024), da prefeitura de Paulínia, um ‘gaviãozinho’, a menor espécie de gavião do país, para os cuidados da equipe. A ave foi encontrado caído em via pública.

Ocorrendo por quase todo o território brasileiro, o ‘gaviãozinho’ é a menor espécie de gavião do país e um crucial agente ambiental, ajudando a manter o equilíbrio ecológico de diversos habitats, desde campos até a beira de lagos e rios, porém, ele também sofre com a devastação destes mesmos ambientes

“O animal está sem alterações clínicas evidentes, sem fraturas ou lesões e, agora, estamos realizando exames comportamentais, como o teste de voo, para analisar sua situação. Dessa forma, estando apto, logo irá para a soltura”, comenta Ana Julia Tonetti Claro, médica veterinária da Mata Ciliar.

O gaviãozinho é considerado o menor dos rapinantes diurnos que ocorre no Brasil e é muito importante para a cadeia alimentar, pois se alimenta de tudo, desde insetos até pequenos pássaros.

O município de Paulínia possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

MATA CILIAR – Desde 1987, a Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.