
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Paulínia registrou, na tarde desta sexta-feira (2), três ocorrências distintas na Delegacia de Polícia Civil do município, envolvendo um veículo clonado, um mandado de prisão por violência doméstica e um caso de tráfico de drogas. As ações destacam o trabalho da corporação no combate à criminalidade na cidade.
Carro clonado
A primeira ocorrência foi registrada pela equipe do inspetor Mendes, após a identificação de um veículo suspeito que entrava no município. O carro, com placas de São Paulo, passou por uma verificação rotineira. Apesar da documentação aparentar estar em ordem, uma averiguação mais detalhada no número do chassi revelou que o automóvel havia sido roubado em Itanhaém no dia 24 de outubro do ano passado.
Após a confirmação do crime por meio de consulta no sistema da Prodesp, o veículo foi encaminhado à delegacia para os trâmites legais. Após a conclusão do processo, o carro será devolvido ao proprietário legítimo.
A segunda ocorrência também foi atendida pela equipe do inspetor Mendes e envolveu um indivíduo da cidade de Piracicaba. O veículo em que ele estava foi identificado pelo Centro de Operações Integradas (COI), que emitiu o alerta para a Guarda Civil Municipal (GCM). Após aguardar o momento oportuno, a equipe realizou a abordagem e constatou que havia contra o homem um mandado de prisão em aberto por violência doméstica, expedido pela Justiça de sua cidade de origem. Ele foi conduzido à delegacia para as providências legais cabíveis.
Tráfico de drogas
Já durante patrulhamento de rotina no bairro Monte Alegre, na Avenida Osvaldo Piva, a equipe da GCM, composta pelo GM Caíque e demais agentes, avistou um homem em atitude suspeita carregando uma sacola verde. Ao notar a presença da viatura, o indivíduo escalou uma árvore de aproximadamente 5 a 6 metros de altura, tentando se esconder no topo.
Após resistência inicial, o suspeito desceu da árvore sem a sacola. Um dos guardas subiu até o local e encontrou duas sacolas verdes contendo 104 porções de cocaína e 60 porções de crack. O homem confessou envolvimento com o tráfico de drogas e foi encaminhado à delegacia, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Centro de Operações Integradas (COI) – O Centro de Operações Integradas (COI) conta com cerca de 200 câmeras que monitoram, 24 horas por dia, os portais de entrada da cidade, estradas vicinais e as principais vias de Paulínia. Os equipamentos funcionam por meio de tecnologia de fibra ótica.
O COI faz parte do Programa Paulínia Mais Segura e está instalado no prédio da antiga Biblioteca Virtual. A expectativa é que, com a instalação das novas câmeras, os índices de furtos e roubos no município tenham uma redução de até 80%.