quarta-feira, janeiro 21, 2026
InícioDestaquesGuarda Civil de Paulínia intensifica mutirão para recolhimento de veículos abandonados

Guarda Civil de Paulínia intensifica mutirão para recolhimento de veículos abandonados

Mutirão de carros abandonados nas ruas e avenidas de Paulínia | Foto: Prefeitura de Paulínia/Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública de Paulínia, realiza um grande mutirão de recolhimento de veículos abandonados em vias públicas do município. A ação tem amparo legal no artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que autoriza a remoção de veículos em estado de abandono, e no artigo 328 do CTB, aplicado em casos de veículos acidentados quando não há responsável no local.

Somente em 2025, cerca de 50 veículos já foram encaminhados ao Pátio Municipal.

Os veículos recolhidos apresentavam condições que impediam a circulação segura, comprometendo a mobilidade urbana e representando riscos à segurança pública. Além disso, esses automóveis podem ser utilizados como esconderijo por indivíduos mal-intencionados, servir como ponto de consumo de entorpecentes ou facilitar a prática de outros crimes. Outro fator de preocupação é o risco sanitário, já que veículos abandonados podem se tornar criadouros do mosquito da dengue (Aedes aegypti).

A Guarda Civil destaca que todas as remoções seguem critérios técnicos e legais, contribuindo para a organização do trânsito, a prevenção de problemas de saúde pública e a melhoria da qualidade de vida da população.

Sinais de abandono

São considerados sinais evidentes de abandono, que impossibilitam o veículo de se deslocar com segurança por meios próprios:

  • Pneus murchos ou estourados

  • Vidros quebrados

  • Ferrugem acentuada

  • Partes da carroceria faltando ou acúmulo de lixo e vegetação

Os proprietários dos veículos recolhidos devem procurar a Secretaria de Segurança Pública, por meio do telefone (19) 3874-5618 – Demutran, para obter orientações.

Legislação

As penalidades para as diversas situações de estacionamento irregular estão previstas no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, como estacionamento em local proibido pela sinalização, em vagas de carga e descarga, em frente a guias rebaixadas, em esquinas ou em vagas exclusivas.

As infrações podem ser classificadas como leves, médias, graves ou gravíssimas, dependendo da situação. Após a remoção do veículo, um adesivo amarelo é afixado no local onde ele estava estacionado, informando sobre a retirada.