Três vezes por semana, 13 profissionais da HM Engenharia, em Paulínia, a 119 quilômetros de São Paulo, têm aulas que vão do português e matemática até o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e técnicas, onde o aprendizado acontece dentro do próprio canteiro de obras da empresa.
Ainda em fase piloto, o principal objetivo do projeto é a formação e qualificação de profissionais da construção civil e, claro, torná-los cada vez mais preparados para o mercado de trabalho reduzindo a desigualdade educacional.
O programa é realizado em parceria com centro educacional Alicerce Educação, empresa que oferece tecnologias para a educação e metodologia de ensino personalizada, de acordo com as necessidades de cada aluno, por meio da identificação das dificuldades individuais em áreas como linguagem, leitura e finanças.
São desenvolvidas ainda habilidades pessoais como relacionar-se consigo mesmo, ter autocontrole, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. Com duração de quatro meses, o programa conta com aulas de uma hora e meia três vezes por semana realizadas no período da manhã, antes do início do trabalho.
Para Jordana Albuquerque, diretora de Gente e Gestão da HM Engenharia, empresa que tem mais de 45 anos de experiência em projetos e construção de empreendimentos residenciais, investir no desenvolvimento dos colaboradores é um dos pilares da construtora.
“Estamos oferecendo possibilidades às pessoas que fazem parte da empresa de aperfeiçoarem e desenvolverem novas habilidades técnicas e socioemocionais, para que alcancem novas oportunidades profissionais e pessoais. Com isso, ainda contribuímos à qualificação do segmento de construção civil, formando profissionais mais completos”, ressalta.
Segundo pesquisa feita pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em setembro de 2021, 77% das empresas do setor estão com dificuldade para contratar mão de obra. Entre as principais causas, o estudo aponta o baixo número de profissionais qualificados para exercer as funções propostas.
Clelson da Silva Diniz, 25, auxiliar de almoxarife da obra em Paulínia e participante do projeto, conta que a experiência tem sido abrangedora e importante para o aprimoramento de seu conhecimento educacional e desenvolvimento de novas habilidades pessoais como a comunicação com os seus colegas de trabalho, família e amigos.
“O Projeto Alicerce me mostrou habilidades que eu não acreditava ter. Além de aprender e aperfeiçoar o meu conhecimento em matemática e português, a aula de desenvolvimento de habilidades mostra o potencial e a capacidade de crescimento que temos dentro e fora do projeto. É um aprendizado para vida”, disse Diniz.
Os participantes do projeto são incentivados a enxergarem como podem alcançar os seus objetivos pessoais e obter progressos na vida tanto pessoais quanto profissionais, conta a guia do Alicerce Eline Santana.
“É uma grande oportunidade de independência, faz com que o aluno não dependa mais de outras pessoas para fazerem coisas por eles. Trabalhamos questões como a persistência para alcançar metas e como ter uma boa apresentação pessoal, além do ensino de base”, explica Eline.
Os próximos passos do projeto consistem na análise quantitativa dos indicadores e coleta da percepção dos alunos. A ideia é que a iniciativa seja ampliada para outras cidades em que a construtora está instalada.
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