Pacientes aguardavam na fila desde o dia 14 de janeiro, quando o antigo equipamento quebrou
Um novo aparelho de tomografia alugado está operando desde quarta-feira, 24 de abril, no Hospital Municipal de Paulínia (HMP). Os pacientes que necessitavam de exame estavam na fila de espera desde o dia 14 de janeiro, quando o equipamento antigo quebrou.
De acordo com a Prefeitura, o novo tomógrafo computadorizado de 16 canais tem precisão de imagem 32 vezes melhor que aparelho anterior e é mais rápido: antes os exames demoravam até 30 minutos e agora serão realizados em três minutos.
Quem venceu o Pregão Eletrônico nº 122/2018 foi a empresa Núcleo Tecnológico de Estudo do Corpo Humano Ltda.. De acordo com o contrato, o novo tomógrafo custará R$ 29 mil/mês. Além disso, a empresa fornecerá mais dois aparelhos de Raio-X fixo de mesa com CR digitalizador de imagem para o HMP por R$ 15.200,00/mês.
Técnicos da empresa que locou o equipamento estão fazendo as tomografias e treinando três servidores públicos, que serão os responsáveis por operar a máquina. O novo tomógrafo vai realizar os procedimentos do Pronto-Socorro, Oncologia, das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e das clínicas públicas.
Até a tarde desta quinta-feira (25), mais de 30 procedimentos já haviam sido realizados. Ainda segundo a prefeitura de Paulínia, a expectativa é que a fila de espera, que hoje contém em média 400 pessoas, seja zerada em até 45 dias.