Na manhã desta segunda-feira (7), um homem foi flagrado tentando aplicar mais um golpe do chamado “PIX falso” em um comércio da cidade na região do bairro Santa Cecília. A ação foi frustrada graças à rápida atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), que vem acompanhando casos recorrentes desse tipo de estelionato na região.
Segundo o GCM Renato, da viatura 108, que atendeu a ocorrência, o suspeito é um velho conhecido das autoridades e já havia tentado aplicar o mesmo golpe pelo menos outras três vezes. “Dessa vez, ele tentou comprar algumas camisetas em uma loja. O comerciante, atento, reconheceu o homem e nos acionou imediatamente”, relatou o guarda.
Ainda de acordo com a GCM, o indivíduo também havia tentado comprar uma caixa de som JBL e um relógio utilizando um comprovante de PIX falso. No entanto, ele não ficou preso, pois não foi possível configurar o flagrante de estelionato — o material foi recuperado e a vítima não prestou queixa formal.
A GCM faz um apelo para que os comerciantes sigam atentos e continuem denunciando casos suspeitos. “O comércio está sofrendo com diversos golpes, e é essencial que os lojistas entrem em contato conosco sempre que houver qualquer desconfiança. Assim conseguimos agir com rapidez e eficácia. É só com denúncias que conseguimos colocar pessoas assim atrás das grades”, completou Renato, em depoimento a Live Paulínia.
As vítimas compareceram ao plantão policial para prestar depoimento e, após serem ouvidas, foram liberadas. O acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia em flagrante delito pelo crime de tentativa de estelionato e permanece à disposição da Justiça.
Aplicativo para o comércio
A Guarda Civil Municipal também lembra que conta com um aplicativo específico voltado para o comércio local, que permite uma comunicação mais ágil e direta entre lojistas e as forças de segurança. A tecnologia tem sido uma aliada importante no combate a crimes como furtos, roubos e golpes.