O prédio do Hospital Municipal de Paulínia (HMP) está 100% pronto e será entregue a população no dia 5 de fevereiro. Um hospital de primeiro mundo, com uma estrutura impecável e um serviço de qualidade.
A afirmação foi feita pelo conselheiro de Saúde, Jair Porcel Pinto, nesta quarta-feira (17), durante a primeira reunião de 2018 do Conselho Municipal de Saúde. A informação foi confirmada a ele, na tarde de ontem, pelo engenheiro responsável da obra.
O Conselheiro informou também que o entorno e jardinagem como calçamento, rampa de acesso e acessibilidade, além da jardinagem cabe a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP).
Já o secretário de Saúde, Yanko Gonçalves Mello explicou que seu funcionamento será gradativo, salientou a importância do funcionamento pleno do hospital e reafirmou o compromisso do prefeito e a ação conjunta da equipe da saúde para concretizar o trabalho.
“Além de aumentar o acesso ao atendimento à população paulinense, o HMP já oferece serviços de excelência. A importância do hospital para a melhoria da saúde, do atendimento e a qualidade da estrutura são fundamentais. A nossa equipe técnica é muito bem treinada e sabe oferecer um atendimento de primeira qualidade”, disse o novo secretário de Saúde, Yanko G. Mello, que assumiu a pasta no dia 15 de dezembro de 2017.
Histórico
1ª Etapa
Inaugurado em 28 de maio de 2010, a primeira fase da ampliação e reforma do Hospital Municipal de Paulínia (HMP) foi entregue pelo ex-prefeito, José Pavan Junior. Entre 2009 e 2010, a Prefeitura de Paulínia investiu cerca de R$ 40 milhões na estruturação e reformulação do seu sistema de atendimento no HMP, incluindo obras e compra de equipamentos e mobiliários novos. O prédio foi dividido em dois pavimentos, dando prioridade à melhor distribuição de setores e à humanização do atendimento aos pacientes e do ambiente de trabalho dos 750 funcionários que atuam no local.
A primeira etapa das novas instalações abrange uma área de aproximadamente 8.000 m², onde foram oferecidos no complexo: Pronto Atendimento Adulto e Infantil, Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem, Laboratório, Centro Cirúrgico, Centro de Cirurgias Ambulatoriais, UTI Adulta, UTI infantil, Centro de Material Esterilizado (CME), Doação de Sangue, Agencia Transfusional, Área de Humanização, Heliponto, Necrotério e estacionamento para funcionários.
2ª Etapa
Já a segunda etapa do Hospital de Paulínia foi inaugurada dia 19 de novembro de 2014 pelo ex-prefeito Edson Moura Júnior. A unidade foi finalizada em dez meses e são 4.692 metros de área construída. O investimento foi de R$ 50 milhões.
A unidade conta com 96 leitos, sendo 20 leitos de clínica cirúrgica, 28 de clínica médica, 21 de ginecologia e 27 de pediatria. O hospital antigo tem 67 leitos. Além de aumentar o número de leitos, a privacidade e conforto dos pacientes também aumentaram. No hospital antigo cada quarto comportava quatro pacientes. Agora, cada quarto tem duas vagas e todos possuem banheiro, com entrada de maca.
O prédio conta com centro de estudos e biblioteca, salas de isolamento, recepção, área administrativa, sala de educação permanente, casa de máquinas, sala de dados, arquivo ativo, sala de estar, hemodiálise, brinquedoteca, dois elevadores, sistema de lógica, sistema de incêndio, ar condicionado, sistema de CFTV, monitoramento por câmeras, controle de acesso e isolamento.