Início Destaques Hospital Municipal realiza 600 mamografias em outubro; em 2021, 3.737 exames efetuados...

Hospital Municipal realiza 600 mamografias em outubro; em 2021, 3.737 exames efetuados no município

Paulínia fecha novembro com a realização de 600 mamografias no mês, uma média de 150 por semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Os exames foram realizados no Hospital Municipal de Paulínia (HMP), a partir de pedidos dos profissionais da Saúde da Mulher e obedecendo a classificação de risco da paciente.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2021, já foram realizados 3.737 exames de mamografia no município. Em 2020, outros 2.155 exames também foram realizados. A mamografia pode ser solicitada em duas ocasiões: quando há sintoma e/ ou histórico familiar ou no caso de rastreio, em que a paciente não tem sintoma, mas está com idade superior a 40 anos.

De acordo com o Secretário de Saúde, doutor Fábio Alves, o mutirão é para atender a demanda reprimida, que foi ocasionada devido às limitações de atendimento causadas pela pandemia. “Infelizmente, tivemos sim, uma diminuição no número de exames realizados devido à pandemia, porém, estamos nos organizando para atender todas as pacientes o mais breve possível”, afirmou.

O exame

O INCA (Instituto do Câncer) e o Ministério da Saúde preconizam a realização da mamografia em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, a cada dois anos. Porém, em Paulínia, o exame é realizado anualmente, em mulheres a partir dos 40 anos.

O secretário destacou ainda que os exames de mamografia não deixaram de ser realizados no município. “Todas as mamografias que são classificadas como risco foram e continuam sendo agendadas em menos de 30 dias”, garantiu Alves.