O território brasileiro abriga cerca de um terço de todas as florestas tropicais do planeta e o maior sistema fluvial do mundo, além de reunir cerca de 1,8 milhão de espécies em seis biomas. Tal magnitude faz com que o Brasil esteja entre os cinco países que possuem maior diversidade biológica na Terra.
Os biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa são sistemas naturais que ao longo da história sofreram o impacto dos ciclos econômicos e do processo de ocupação do espaço brasileiro.
Suas denominações têm como referência o tipo de vegetação e o relevo predominantes nos ambientes em que se situam. Ainda hoje, a diversidade encontrada em cada um desses biomas pode ser percebida a partir de uma comparação entre eles e através de uma observação das características internas de cada um.
Para realçar aspectos dessa diversidade, a Retratos (revista do IBGE) selecionou informações que dão a dimensão da variedade de espécies que compõem nossos biomas, representados em áreas proporcionais ao espaço que cada um ocupa no território.