Dados divulgados neste sábado, 18, pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de São Paulo, mostram que 47% da população do Município se manteve em isolamento social na última sexta, véspera de feriado prolongado. O governo do Estado estimou em 70% o índice ideal para retardar a propagação do novo coronavírus, de modo a evitar o colapso do sistema de saúde.
Os dados divulgados sempre se referem ao dia anterior. O índice de ontem é dois pontos porcentuais abaixo registrado na quinta, e indica uma leve oscilação em relação ao começo da semana. O máximo já registrado foi de 63%, índice alcançado no último domingo de março.
O índice é feito a partir de informações das antenas de telefonia celular do Estado. As operadoras Tim, Claro, Vivo e Oi enviam as informações para o governo, que os divulga. “As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário”, informa o governo, em nota.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.