Início Destaques Inscrições para castração gratuita de cães e gatos acontecem de 13 a...

Inscrições para castração gratuita de cães e gatos acontecem de 13 a 24 de março

A castração é um ato de cuidado e responsabilidade com o animal de estimação, uma vez que, além de prevenir ninhadas indesejadas, a cirurgia é extremamente benéfica para a saúde de cães e gatos.

As fêmeas quando castradas têm seu aparelho reprodutor removido, não ficando expostas a infecções uterinas como, por exemplo, a piometra, uma doença muitas vezes silenciosa que pode levar à morte. Também não entram mais no cio, poupando seus donos de lidar com os períodos de sangramentos do animal e possíveis transtornos com outros cães.

Já nos machos, reduz-se a probabilidade de problemas de próstata e evita o câncer no testículo, além de diminuir significativamente a necessidade de marcar território pela urina.

Por isso, a partir do dia 13 de março, a Prefeitura de Paulínia vai abrir as inscrições para o Programa Municipal de Castração. Os interessados terão até o dia 24 de março para realizarem a inscrição presencialmente, na Secretaria de Meio Ambiente, das 8h30 às 16h30.

Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de residência de Paulínia em nome do tutor. A castração ocorrerá entre os dias 30 e 31 de março, no campo de futebol do Morumbi, localizado na Rua Vitalino Ferro, 350, bairro Santa Terezinha.  

Só poderão ser inscritos animais entre 2 meses e 7 anos, saudáveis e não obesos. O programa não contempla animais braquicefálicos (focinho curto/achatado) ou raças mais sensíveis como York Shire, Maltês, Spitz Alemão, Pinscher, Chihuahua, entre outros.