Início Notícias Cultura Instituto Crescer promove espetáculo de Teatro e oficinas para fomentar a conscientização...

Instituto Crescer promove espetáculo de Teatro e oficinas para fomentar a conscientização ambiental em Paulínia

Crédito/fotos: Divulgação/Instituto Crescer

As oficinas, voltadas para jovens de 13 a 17 anos, com as temáticas:  com 30 vagas disponíveis, ocorrem na Escola Estadual Dr. Francisco de Araújo Mascarenhas nos dias 2 e 3/4; já o espetáculo “Festa no Jardim” será apresentado na Câmara Municipal de Paulínia nos dias 4 e 5/4

O projeto Festa no Jardim, do Instituto Crescer, desembarcará em Paulínia, com uma ação aberta ao público e totalmente gratuita que compreende uma série de oficinas, realizadas na Escola Estadual Dr. Francisco de Araújo Mascarenhas, nos dias 2 e 3/4, e um espetáculo de teatro, que será encenado na Câmara Municipal de Paulínia nos dias 4 e 5/4.

A iniciativa do Instituto Crescer – entidade que atua como um laboratório de criação e implementação de metodologias de impacto social em escala para a educação e para o fortalecimento de comunidades e pessoas – tem como objetivo interagir com a população de Paulínia por meio do teatro, que é um exercício de cidadania e uma forma de ampliar o repertório cultural de qualquer cidadão.

As oficinas são voltadas para jovens de 13 a 17 anos, com 30 vagas disponíveis em cada uma delas e ocorrem em duas datas e três horários diferentes na Escola Estadual Dr. Francisco de Araújo Mascarenhas. Na terça-feira, 2 de abril, a partir das 8h, serão realizadas as oficinas de musicalização, caracterização cênica e interpretação. Às 10h do mesmo dia, acontece mais uma edição dessas três oficinas para mais três turmas e, no dia seguinte, no dia 3/4, quarta-feira, às 10h30, uma nova rodada de cada uma delas. As outras três cidades nas quais as oficinas foram aplicadas, Santos, São Paulo e Ribeirão Preto, contaram com a participação de 1.454 jovens (informações abaixo).

Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer, reforça o objetivo de conscientização e valorização do indivíduo por meio da arte. “Investir nesta poderosa ferramenta de diálogo social que é o teatro permite que cuidemos da formação do indivíduo mediada pelas relações artístico-culturais. Por meio da Arte é possível dialogar sobre assuntos complexos de forma sutil e metafórica. Sabemos que é imprescindível abordar a questão da sustentabilidade com as novas gerações e apresentar de forma lúdica os impactos diretos de nossas ações no mundo é um meio efetivo de transmitir a mensagem da conservação ambiental a crianças e famílias, ao mesmo tempo em que todo mundo se diverte”, afirma.

Já a segunda etapa do projeto é o espetáculo “Festa no Jardim”, uma peça de Teatro direcionada para pessoas de todas as idades com entrada também 100% gratuito, que será exibida em duas datas, sempre na Câmara de Paulínia: no dia 4/4, às 8h30, 10h, 14h e 15h30 e, no dia seguinte, 5/4, às 8h30, 10h e 14h. Nas outras três cidades que percorreu, essa peça já atraiu 2.170 espectadores (informações abaixo).

Serviço

Datas e horários das oficinas
02/04 – Terça-feira
8h – 3 turmas – Musicalização, Caracterização Cênica e Interpretação
10h30 – 3 turmas – Musicalização, Caracterização Cênica e Interpretação

03/04 – Quarta-feira
10h30 – 3 turmas – Musicalização, Caracterização Cênica e Interpretação

Local das oficinas: E. E. Dr. Francisco de Araújo Mascarenhas
Endereço: Avenida Aristóteles Costa, 373 – Jardim Fortaleza – Paulínia
Mais informações: Na sede da escola e pelo telefone (19) 3874-3097.

Datas de apresentações do espetáculo Festa no Jardim
04/04 – Quinta-feira
8h30, 10h, 14h e 15h30

05/04 – Sexta-feira
8h30, 10h e 14h

Local do espetáculo: Câmara Municipal de Paulínia
Endereço: Rua Carlos Pazetti, 290 – Jardim Vista Alegre – Paulínia

Mais informações: na sede da Câmara e pelo telefone (19) 3874-7800