sábado, julho 20, 2024
InícioDestaquesInverno chegando: como aliviar as dores nas pernas?

Inverno chegando: como aliviar as dores nas pernas?

No frio, o corpo fica mais sensível e dores crônicas tendem a serem sentidas com maior intensidade nessa época. Por isso, fisioterapeuta indica quatro formas simples de aliviar esses sintomas

A estação mais fria do ano começa na sexta-feira e muitos de nós já estamos sentindo os efeitos das temperaturas mais baixas em nosso corpo, mas será mesmo que sentimos mais dores no frio?

Pesquisas recentes da Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA) e do Centro de Gerenciamento da Dor no Brigham and Women’s Hospital, em Boston (EUA), mostram que 67% dos entrevistados relatam sentir mais dor com a queda repentina das temperaturas. Embora não haja uma comprovação científica definitiva, muitos profissionais de saúde acreditam na ligação entre dor e frio porque, em baixas temperaturas, nosso corpo fica mais sensível.

De acordo com a fisioterapeuta especialista em membros inferiores e Diretora Clínica do Instituto Trata, Raquel Silvério, o frio não afeta apenas aqueles com doenças crônicas. “Nossa circulação se concentra nas regiões internas do corpo, como coração, cérebro e rins, deixando áreas periféricas, como musculatura e pele, com menos circulação. Isso estimula nossas terminações nervosas, resultando em dor”, explica. “As articulações, que possuem barorreceptores sensíveis às mudanças de pressão, também são afetadas”, completa.

Para evitar as dores nas pernas durante o inverno, a fisioterapeuta indica alguns hábitos comuns:

  • Aqueça o corpo: use roupas quentes que protejam os pés e as mãos. Consumir bebidas quentes, como sopas e chás, ajuda a manter o corpo aquecido.
  • Banhos quentes: tomar banhos quentes pode ajudar a relaxar os músculos e aumentar a circulação sanguínea nas pernas, aliviando as dores. Sempre que sentir que precisa relaxar, siga essa dica.
  • Faça alongamentos: alongar-se pela manhã ajuda a manter o corpo ativo e previne lesões ao longo do dia.
  • Pratique exercícios: a atividade física mantém o corpo aquecido e melhora a circulação sanguínea, prevenindo dores.
  • Trate doenças crônicas: se você tem condições como artrite, siga os tratamentos recomendados para evitar o agravamento das dores.
  • Hidratação: manter-se bem hidratado é importante para a saúde muscular. Beba bastante água ao longo do dia para evitar cãibras e dores musculares.
  • Evite permanecer em posições prolongadas: mudar de posição regularmente, seja em pé ou sentado, pode ajudar a evitar o acúmulo de tensão e dor nas pernas.

Se as dores persistirem ou aumentarem, procure um médico ou fisioterapeuta especializado para realizar os exames necessários e receber o tratamento adequado. Cuidar do seu corpo durante o inverno é essencial para evitar desconfortos e manter-se saudável.