quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioCidadesIpem-SP identifica irregularidades em 11 de 18 vagões-tanque durante operação em Paulínia

Ipem-SP identifica irregularidades em 11 de 18 vagões-tanque durante operação em Paulínia

Em Paulínia, Ipem-SP fiscaliza vagões-tanque durante Operação Locomotiva

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou na quinta-feira, 12 de setembro, a Operação Locomotiva em vagões-tanque, utilizados para o transporte de combustíveis líquidos, na Avenida Sidney Cardon de Oliveira, bairro Cascata, em Paulínia, cidade localizada a 119 quilômetros da capital.

Os fiscais do Ipem-SP verificaram 18 vagões-tanque que transportam produtos perigosos e detectaram irregularidades em 11 deles devido ao prazo vencido dos certificados de verificação volumétrica e à corrosão no corpo cilíndrico do tanque.

No estado de São Paulo, o Ipem-SP é responsável pela verificação de vagões-tanque. O serviço, realizado desde a década de 1970 pela autarquia, é executado nos terminais de carregamento, onde são verificados pelos especialistas os seguintes itens: a validade e autenticidade do certificado de verificação volumétrica – com validade de quatro anos – e o estado geral do tanque, se não apresenta vazamentos ou partes amassadas.

Os especialistas do Ipem-SP seguem as normas da Portaria 282/2021, que estabelece as condições que devem satisfazer os tanques de carga montados sobre veículos ferroviários, utilizados na medição e transporte de líquidos.

A ação foi realizada pela equipe da regional do Ipem-SP em Campinas, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico, com a finalidade de promover a confiança nas relações de consumo.

IPEM-SP  – A instituição promove a Infraestrutura da Qualidade (IQ) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.

Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros.

Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.

A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços.  Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br, e nossa página www.ipem.sp.gov.br.