O Projeto De Olho nos Rios, em parceria com o Projeto Paulínia Educação e Cidadania, promoveu uma oficina de plantas para uso doméstico, integrada ao programa de formação de agentes ambientais. A sexta edição dessa oficina ocorreu no dia 25 de junho na horta comunitária do Parque da Amizade, reunindo jovens interessados em aprender sobre o uso de plantas tanto para alimentação quanto para fins medicinais.
Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar e resgatar experiências familiares relacionadas ao uso de plantas na preparação de chás, comidas e temperos. Além disso, eles plantaram uma variedade de espécies alimentícias e medicinais, beneficiando a comunidade local.
A parceria entre De Olho nos Rios e o Projeto Paulínia Educação e Cidadania visa à formação de agentes ambientais e vem sendo desenvolvida há um ano, desde a revitalização da horta comunitária do Parque da Amizade. Neste período, os jovens já participaram de oficinas de análise de paisagem, monitoramento de água, fauna, flora e jogos ambientais, promovendo o engajamento deles como agentes de melhoria ambiental na comunidade.
Sobre o Projeto De Olho nos Rios
O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental. O objetivo é incentivar práticas de recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, promovendo a participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.
O projeto abrange 12 municípios nas bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista