
Jovens de Paulínia nascidos em 2008, que completam 18 anos em 2026, devem realizar o alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho. O procedimento é feito exclusivamente de forma online, por meio do site oficial do Exército Brasileiro: alistamento.eb.mil.br/alistamento.
Para efetuar o alistamento, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: CPF, documento oficial com foto (RG ou Certidão de Nascimento) e comprovante de residência.
O Serviço Militar é obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino no ano em que completa 18 anos. O não cumprimento do alistamento dentro do prazo legal pode gerar uma série de impedimentos, como a impossibilidade de obter passaporte, ingressar em instituições públicas, empresas ou associações oficiais, prestar concursos, realizar matrícula em estabelecimentos de ensino, emitir carteira de trabalho, registrar diploma de profissões liberais ou exercer cargos públicos, entre outras restrições.
O alistamento militar é gratuito e obrigatório no Brasil desde 1906. A modalidade online foi implantada pelo Exército como parte do processo de modernização, com o objetivo de facilitar o acesso dos jovens ao serviço militar.
Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa, e a regularização somente poderá ser realizada em 2027.
Para mais informações, os interessados podem comparecer pessoalmente ao Paço Municipal, das 8h às 17h, localizado na Avenida Prefeito José Lozano Araújo, nº 1.551, Parque Brasil 500, ou entrar em contato com a Junta de Serviço Militar de Paulínia pelo telefone (19) 3874-5600.

