Início Destaques Justiça de Paulínia afasta vereador do mandato por suspeita de ‘rachadinha’

Justiça de Paulínia afasta vereador do mandato por suspeita de ‘rachadinha’

Tiguila Paes (Cidadania) está em seu terceiro mandato como vereador; eleito em 2012, 2016 e 2020

Câmara de Paulínia informou que foi comunicada da decisão judicial nesta sexta-feira e cumprirá; suplente deve assumir dia 26

A Justiça de Paulínia acatou Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público e determinou o afastamento imediato nesta sexta-feira (22/10), do vereador Ademilson Jeferson Paes, o Tiguila Paes (Cidadania), por esquema de “rachadinha”. A Câmara Municipal informou que foi notificada e afirmou que vai cumprir a decisão.

Conforme o Ministério Público (MP), o vereador e uma outra pessoa foram denunciados por suspeita de corrupção, em um esquema conhecido como “rachadinha”. A prática ocorre quando assessores parlamentares são contratados sob a condição de que devolvam parte dos salários deles ao agente público eleito. A denúncia foi feita por um ex-funcionária do parlamentar.

A Câmara Municipal vai enviar ofício à Justiça Eleitoral de Paulínia para receber o nome do suplente do vereador afastado. Se a justiça confirmar, o suplente é o ex-vereador Odair José Bordignon, que tem 5 mandatos consecutivos. Ele deve assumir já na 19ª sessão ordinária, marcada para terça-feira (26/10).

Nota da Câmara

Em nota, “a Câmara Municipal de Paulínia informa que recebeu na data de hoje (22) a decisão judicial determinando o afastamento do vereador Tiguila Paes (Cidadania). Informamos que a Câmara cumprirá a decisão judicial e seguirá colaborando com todos os desdobramentos da investigação”.