Início Destaques Justiça Eleitoral cancela mais de 13 mil títulos em Paulínia

Justiça Eleitoral cancela mais de 13 mil títulos em Paulínia

Medida atinge eleitores que não votaram ou não justificaram ausência em três eleições consecutivas; situação pode ser regularizada no cartório eleitoral até o dia 4 de maio

A Justiça Eleitoral cancelou em Paulínia 13.702 título de eleitor após revisão do eleitorado, desses 1.057 por ausência aos três últimos pleitos (cada turno é contabilizado como uma eleição). O município tem 68.078 eleitores aptos a votar, que estão com situação regular, sendo 36.177 mulheres e 31.901 homens. Os números são de dezembro de 2021.

O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 2 de outubro – data em que os brasileiros deverão eleger o presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Geralmente, o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes da eleição, o que significa que o eleitor deve estar com a documentação em dia antes de 4 de maio, data limite para retificar a situação.

Para verificar se o seu título foi cancelado, o cidadão deve consultar o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na área de “Serviços ao Eleitor – Situação eleitoral – Consultar a situação eleitoral”.

Regularização

Quem teve o título cancelado deverá preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e pagar multa para cada uma das eleições em que não houve comparecimento ou justificativa, poderá fazer a regularização da sua situação no cartório eleitoral de seu domicílio, levando documento de identificação oficial original, comprovante de residência recente e o título, se ainda o possuir.

Consequências

Se o seu título foi cancelado, o eleitor poderá ter impedimentos quanto a atos que exijam a quitação eleitoral, como: obtenção de passaporte, carteira de identidade e empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para: inscrição, investidura e nomeação em concurso público; e renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, abrir sua empresa e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Faixa Etária
Em Paulínia, 49,87% do eleitorado (33.951) está na faixa etária de 35 a 59 anos. Já os eleitores acima de 70 anos, para os quais o voto é facultativo, representam 4,60% (3.136) do eleitorado. Os jovens de 17 anos, que também votam de modo facultativo, totalizam 0,34% (234). O eleitorado feminino corresponde a 53,14% do total e 46,85%, homens.