Início Notícias Ambiente Lobo-guará fêmea resgatada em Paulínia é devolvida ao habitat natural

Lobo-guará fêmea resgatada em Paulínia é devolvida ao habitat natural

Fotos: Associação Mata Ciliar (AMC) / divulgação

Equipe da Mata Ciliar e da Secretaria de Meio Ambiente de Paulínia realizam soltura da lobo-guará próximo ao seu habitat natural, que compreendida entre a rodovia SP-332 e a Estrada de Ferro, em Paulínia

Um lobo-guará fêmea foi solta na manhã de segunda-feira (28/8), após analisar positivamente sua saúde pela equipe da Matar Ciliar e dos agentes ambientais da Secretaria Municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema).

Ela foi visto andando em um ferro-velho, no bairro Santa Terezinha, que compreendida entre a Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP- 332) e a Estrada de Ferro, no domingo (27/8), sendo resgatado por agentes do Corpo de Bombeiros e do Parque Ecológico Municipal de Paulínia – Armando Müller, que acionaram a Mata Ciliar para o recebimento do animal.

“Fomos até o ferro-velho e conseguimos realizar o resgate sem prejudicar o animal. Em uma primeira análise, notamos que ele estava super bem, com uma fisionomia saudável e a mucosa também, além de ativa e responsiva”, comenta Wanessa Batista, médica veterinária do Parque Ecológico Municipal de Paulínia.

É importante ressaltar a importância de uma soltura rápida em casos como esse, pois faz toda a diferença para reestabelecer o animal de volta em seu habitat. O município de Paulínia possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

“Primeiro que acaba reduzindo o estresse dele, devido o cativeiro, ficando menos tempo preso. Neste caso, o lobo-guará é de vida livre e possui seu comportamento como tal, então, como retornou rapidamente, com pouco contato humano, o comportamento não foi prejudicado”, explica Kewin Michael da Silva Fonseca, tratador responsável pela Vida Livre da Mata Ciliar.

MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.