O Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) recebeu na manhã deste domingo (15) 1.123.200 milhão de doses da vacina Pfizer/BioNTech. O voo chegou às 8h14 no aeroporto, às 8h30 elas foram descarregadas e encaminhadas para o Terminal de Cargas (Teca), às 8h55 carregadas para o caminhão e às 9h14, com escolta da Polícia Federal, saindo para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos.
Após a liberação das doses para o envio, a logística é montada em tempo recorde e as doses chegam aos estados e Distrito Federal em até 48 horas. A imunização traz reflexos positivos no cenário epidemiológico do país. Com o avanço da vacinação, a curva da média móvel de diagnósticos e óbitos por Covid-19 apresenta tendência de queda desde junho.
Critérios de distribuição
O Ministério da Saúde segue o critério, pactuado entre União, estados e municípios, de tornar igualitário o envio de vacinas para todas as unidades da Federação, por faixa etária decrescente até 18 anos, considerando o percentual de pessoas ainda não vacinadas. O objetivo é que todos os estados terminem os esquemas de imunização ao mesmo tempo.
O processo de distribuição segue etapas rígidas, conduzidas no menor tempo possível, que inclui a verificação da qualidade das doses recebidas pelos laboratórios fornecedores e decisões pactuadas em reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conassems).