sexta-feira, abril 25, 2025
InícioCulturaMaria-Fumaça, que liga Campinas a Jaguariúna, integra Passaporte Ferroviário de São Paulo

Maria-Fumaça, que liga Campinas a Jaguariúna, integra Passaporte Ferroviário de São Paulo

O projeto Passaporte Ferroviário de São Paulo, uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), é um guia de viagem que conta com o mapa dos trechos de trens turísticos em 12 municípios paulistas, entre eles o da Maria-Fumaça, que liga Campinas a Jaguariúna; o Trem da República, que percorre o trecho Itu–Salto; e o Trem dos Operários, em Sorocaba.

Segundo a Setur-SP, ao viajar em um trem turístico, o passageiro tem o Passaporte Ferroviário carimbado, o que torna o documento uma lembrança única e enriquece a experiência do visitante. Ao apresentar o passaporte em trechos selecionados, o turista poderá ganhar descontos de 10% a 20% nas passagens.

Além de obter as principais informações de cada trecho ferroviário, o passageiro também pode incluir seu nome no documento, bem como sua data de nascimento e cidade/estado de origem — como acontece em um passaporte comum.

Em 2024, o Governo de São Paulo lançou o Programa de Turismo Ferroviário, com o objetivo de desenvolver e integrar 23 circuitos ferroviários com rodovias e outros modais de transporte. O programa está ligado ao SP nos Trilhos, que reúne mais de 40 projetos de transporte ferroviário e investimentos na ampliação e modernização das rotas.

Um dos circuitos mais aguardados é o Expresso Mantiqueira, que ligará São Paulo a Minas Gerais. Serão 35 km de trilhos entre Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG), passando pelo famoso túnel da Revolução de 1932.

Outro trem turístico que está nos planos é o da Mata Atlântica promete trazer uma bela viagem em meio à natureza. O circuito terá 198 km e passará pelo litoral, de Santos ao Vale do Ribeira. Além disso, a cidade de Aparecida contará com o Trem do Romeiro, que potencializará ainda mais o turismo religioso na região.

Em operação regular desde 1984, os antigos vagões puxados por locomotivas a vapor, conhecidas como maria-fumaça, utilizam as linhas da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro para ligar Campinas a Jaguariúna, em um procurado passeio turístico-cultural. 
A Estação Anhumas, em Campinas, e o ponto de partida do percurso da Maria Fumaça | Foto: Arquivo/ABPF Regional Campinas
A Maria Fumaça  – Atualmente, o percurso da Maria Fumaça tem 25 km de extensão, da Estação Anhumas (próximo à Rodovia Dom Pedro I) até Jaguariúna (na Estação Jaguari), passando pelas estações Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado e Carlos Gomes. O trecho demora 1h30 para ser completado, e existe a parada intermediária na Estação Tanquinho.

As operações, também de responsabilidade da ABPF, são aos sábados, domingos e feriados. A Estação de Jaguariúna está equipada para receber os turistas, com restaurantes, museus e feira de artesanato. Este trem, ainda, proporciona integração entre Campinas e o Circuito das Águas.